Abandono do Nosso Clube provoca insegurança e críticas

Abandono do Nosso Clube provoca insegurança e críticas

Webmaster 14/02/2015 - 00:39
Moradores temem que área, ocupada por andarilhos, vire foco de dengue.
Prefeitura afirma que não há criadouros do mosquito e que vai limpar mato; Secretário de Finanças é Presidente do Conselho do Clube.


A situação do Nosso Clube Sociedade Esportiva, antiga referência em lazer e eventos em Descalvado (SP), preocupa moradores da cidade. Abandonada, a propriedade está sendo ocupada por andarilhos e, além da insegurança, vizinhos temem que as piscinas do espaço e o mato alto levem à proliferação de insetos como mosquitos da dengue. A Prefeitura diz que não há criadouros e que o espaço será limpo na próxima semana. O representante da entidade não foi localizado.

"A região em volta do clube já tem 10 casos confirmados da doença e há outras pessoas esperando resultado. A Prefeitura afirma que a vigilância epidemiológica vai ao local, mas de onde vêm esses casos, então? Acredito que de lá", afirmou uma moradora.

Ela também reclamou da insegurança no bairro desde que o antigo clube passou a ser ocupado por moradores de rua. "Eles mexem com a gente, saem de madrugada para recolher material reciclável e passam gritando", contou.
Por conta dos problemas, ela afirmou que entrou em contato com a ouvidoria, mas nenhuma medida foi tomada. "Dizem que não podem fazer nada porque o clube tem diretoria e associados, é particular, mas eles não têm o direito de invadir", opinou. Para ela, o grupo é o mesmo que ocupou a Praça do Lago em 2013, quando houve um caso de morte por afogamento.

Prefeitura
A Prefeitura afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os agentes de controle de vetores estão indo ao clube desativado três vezes por semana e que não localizaram nenhum foco do mosquito da dengue. Ainda assim, conseguiram autorização e, na quarta-feira (11), esvaziaram as piscinas do local. Quanto ao mato, a administração informou que ele será cortado na próxima semana, quando também será retirado o entulho.

Sobre a insegurança, a Prefeitura alegou que o albergue Santa Lúcia disponibiliza, de forma temporária, pernoite, banho e alimentação e que o município oferece passagens para que os andarilhos voltem para suas cidades de origem, mas eles não aceitam. O atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também é rejeitado. Afirmou ainda que, como a cidade não possui Guarda Municipal, o reforço na vigilância fica por conta da Polícia Militar, que faz rondas frequentes.

A administração disse que já houve a tentativa de uma parceria e a proposição de projetos para o espaço, mas as iniciativas não ganharam força devido à necessidade de investimento e às dívidas acumuladas pelo clube.
Por fim, em Prefeitura afirmou que "não está alheia à situação e compartilha das mesmas preocupações da população local" e que todos - Executivo, Legislativo, Judiciário, representantes da diretoria, associados e cidadãos - precisam se juntar para reverter o abandono.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário