CAPS já está em funcionamento em novo e amplo endereço

CAPS já está em funcionamento em novo e amplo endereço

Webmaster 21/02/2015 - 17:25
O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, unidade coordenada pela Secretaria de Saúde e que presta atendimentos na área da saúde mental, está em plena atividade em novo endereço, num imóvel bastante amplo e com estrutura necessária para abrigar os seus pacientes.

O novo prédio está situado à rua Coronel Rafael Tobias, nº 1312, no centro, onde antes funcionou a antiga sede do Colégio Objetivo, nas proximidades da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Trata-se de um amplo espaço, o qual ocupa cerca de 1.814,76m² de terreno e área construída de 487,88m² , possibilitando ofertar aos pacientes toda a infraestrutura necessária.

Na última quinta-feira, dia 19, a unidade abriu oficialmente as suas portas em solenidade que contou com a presença do prefeito Henrique Fernando do Nascimento, primeira-dama e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretários de Administração – Leandro Francisco Gomes Cardoso; Finanças – Geraldo de Campos; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Valdecir Marcolino; de Educação – Rute Maria Pozzi Casati; Diretora de Saúde – Luiza de Cássia Tinelli; Diretor de Esportes – Adnan Jarina; da vereadora Ana Paula Peripato Guerra; da enfermeira responsável pelo CAPS, Gláucia Amaral e toda a sua equipe, dentre demais diretores, conselheiros municipais de saúde e demais convidados.

“Não medimos esforços para encontrar o melhor local para abrigar o CAPS. Não podia ser qualquer um, afinal lidamos com pacientes que precisam de toda a atenção e recursos condizentes com protocolos da saúde. Agradeço a equipe da Saúde que se empenhou para deixar esta unidade impecável e em condições de receber os pacientes. Hoje, cumprimos com mais um dever da administração pública para com a população”, disse o prefeito Henrique ao visitar as dependências do local.

Ainda no final do ano passado, o CAPS deixou de atender no imóvel localizado à rua Coronel Rafael Tobias devido à problemas estruturais no prédio, que era alugado. Problemas como rachaduras e infiltrações durante as chuvas (mesmo fracas), prejudicavam o atendimento e colocava inclusive em risco a vida dos pacientes atendidos e também dos funcionários. A mudança aconteceu a cerca de um mês atrás, de forma emergencial, e o atendimento passou a ser feito no prédio que atualmente abriga a nova escola da ETEC. Por conta do início das aulas, o atendimento passou a ser feito em sala no prédio da Prefeitura Municipal, somente em caráter emergencial, isso para que nenhum paciente fosse prejudicado.

Em razão das circunstâncias, o prefeito Henrique Fernando do Nascimento determinou a máxima urgência na localização de um imóvel que apresentasse as condições necessárias. “Descalvado é uma cidade pequena, dispondo de poucos imóveis ideais para locação. A identificação de um novo prédio para o atendimento dos pacientes do CAPS é baseada em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que precisam ser respeitados. Além disso, por se tratar de recurso público, a administração obrigatoriamente tem que submeter para uma comissão o valor do aluguel solicitado, isto para verificar se corresponde ao valor de mercado, o que também demandou um certo tempo. Mas, felizmente, conseguimos atingir as nossas expectativas e assim, esses pacientes que merecem toda a atenção tanto da Secretaria de Saúde quanto do governo municipal, já contam com um novo local para tratamento”, explicou o prefeito.

SOBRE O CAPS
É a unidade que responde pelos serviços e atendimentos voltados à saúde mental, destinada a prestar acompanhamento, por equipe multidisciplinar, a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, além de dependentes de álcool ou entorpecentes.
Seu objetivo é o de oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares, sociais e afetivos.


Logo do Facebook Deixe seu comentário