Município já conta com 38 casos positivos da dengue

Município já conta com 38 casos positivos da dengue

Webmaster 21/02/2015 - 17:29
A Secretaria de Saúde do município obteve nesta semana a confirmação de 38 casos de dengue. Foram 140 notificações das quais, 13 deram negativo e aguarda-se a liberação de laudos de 89 exames.

“A preocupação é grande, pois além dos casos confirmados, as notificações que encaminhamos ao Laboratório Adolfo Lutz para exames, são de pessoas que apresentaram sintomas muito incisivos da doença, o que certamente fará com que o número da doença salte em Descalvado”, disse Maria de Lourdes Santana.

Outro fator de alerta quanto à dengue em Descalvado é o Índice de Breteau atingido este ano. Calculado entre os dias 5 a 15 de janeiro, ele chegou a 5.9, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é abaixo de 1.

“O índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrada nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue. Com um índice de 5,9, podemos afirmar que a infestação está ocorrendo e que, além da Secretaria de Saúde fazer o seu papel, a população precisa colaborar”, alertou o chefe da equipe de controle de vetores, Silvio Donizete Franceschini.

Em razão do estado de alerta quanto à doença, já que municípios vizinhos vivem uma situação de epidemia, como Porto Ferreira com 1.500 casos confirmados e Pirassununga com 1.000 positivos, a Secretaria de Saúde está desencadeando uma série de ações e, dentre elas, o arrastão de limpeza, que acontecerá em março.

Durante todo o ano, como destacado pela Diretora de Saúde, Luiza de Cássia Tinelli, é feito a vistoria casa a casa pelos agentes comunitários de saúde, com cerca de 7.000 visitas mensais. O trabalho de vistoria em pontos estratégicos e imóveis especiais (borracharias, logradouros), é realizado quinzenalmente de acordo com as normas da SUCEN e, por ano são recolhidas aproximadamente 130 toneladas de pneus inservíveis. “Inclusive num ponto muito citado que é o antigo Nosso Clube, as visitas são feitas até três vezes por semana. Já não há mais água parada das piscinas e o local recebe aplicação de larvicidas; é preciso dizer também que até o presente momento nunca foi encontrada nenhuma larva ou foco do mosquito da dengue lá”, explicou Luiza.

Nas regiões onde foram identificados casos positivos da doença, a equipe de controle de vetores realizou bloqueios com varreduras que compreendem um trecho de nove quarteirões do local de ocorrência da dengue, além da pulverização com larvicidas. “Para reforçar o trabalho de combate e mesmo prevenção contra a proliferação de novos criadouros, foram remanejados três funcionários de outras secretarias e a eles se juntarão mais cinco servidores, para ampliação do controle de vetores”, acrescentou a Diretora de Saúde.

Ainda, de acordo com a Secretaria, estão sendo adquiridos diversos materiais de EPI (equipamento de proteção individual) para os profissionais que atuam na área, bem como a aquisição de nebulizadores costais. Na última semana, a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Lourdes Santana, se reuniu com os farmacêuticos da cidade, onde foram ministradas orientações, caso algum cliente ou munícipe compareça aos estabelecimentos apresentando sintomas da doença. Além disso, trabalho de conscientização e orientação tem sido feito em escolas, missas e cultos religiosos.

“Na realidade desde o ano passado estão sendo intensificadas ações com o auxílio dos agentes comunitários da saúde, equipe de vetores e Vigilância Epidemiológica e de outras Secretarias, como a da Educação. A dengue é uma doença muito dinâmica e muda seu estágio rapidamente, quanto mais cuidado tivermos com os notificados, mais integrado fica o tratamento”, disse Luiza.

A Secretaria de Saúde irá realizar agora no mês de março, o arrastão de limpeza e que irá abranger toda a cidade.


Logo do Facebook Deixe seu comentário