CDHU propõe acordo a mutuários descalvadenses

CDHU propõe acordo a mutuários descalvadenses

Webmaster 07/03/2015 - 10:00
Famílias estavam prestes a perder suas residências; situação foi intermediada pelo prefeito municipal

Alívio e a oportunidade de assegurar a posse de suas residências. Essa é a realidade para cerca de 39 famílias descalvadenses, mutuárias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), todas residentes no bairro Morada do Sol.

A situação desses mutuários teve origem em meados de 2003 quando, mal orientados por uma terceira pessoa à época (um tipo de golpe), cerca de 45 famílias deixaram de pagar suas prestações mensais referentes à titularidade das casas, passando a efetuar depósito de parte desse valor em juízo.

Originou-se então uma ação judicial coletiva que tramitou até 2014, ou seja, ano passado, quando após conclusão e sentença, deu-se ganho de causa à CDHU. No decorrer de todo esse processo, algumas famílias desistiram da ação e renegociaram suas dívidas com a CDHU, permanecendo sob a condição de inadimplentes pelo menos 39 famílias.

Em novembro de 2014, o prefeito Henrique Fernando do Nascimento foi procurado pela representante da Associação dos Mutuários e Moradores de Porto Ferreira e região, Dra. Juliana Borges, a qual explanou a situação dessas famílias bem como os procedimentos a serem tomados pela CDHU que estava prestes a solicitar também judicialmente, a reintegração de posse dessas residências.

“Logo que tomei conhecimento da situação dessas famílias, agendamos uma reunião na CDHU e então fomos atendidos pelo seu presidente, Milton Dallari. Após relatar o que se passava em Descalvado , esclarecendo que essas pessoas foram vítimas de um golpe, solicitei a intervenção do Presidente para que essas não viessem a perder suas casas, até porque uma boa parte das prestações foram depositas em juízo. Dallari se comprometeu comigo na ocasião, determinando ao departamento jurídico da CDHU a análise do que poderia ser feito. Felizmente, obtivemos uma resposta positiva”, explicou Henrique.

Na última segunda-feira, 02, estiveram em Descalvado os representantes da CDHU, Benedito dos Santos (gerente regional de Araraquara); Martin Banhos Navarro (gerente financeiro); Walter Silvério Siqueira (líder do escritório regional de Araraquara) e Gustavo Salmazo (técnico), para em reunião com o prefeito dar conhecimento de que seu pedido fora atendido e que a essas famílias será ofertada uma nova proposta final para quitação dos débitos ainda existentes e que garantirá a posse de suas residências.

“A proposta será apresentada para a Dra. Juliana que, por sua vez se reunirá com os mutuários descalvadenses. Tão logo a representante da associação dos moradores sinalize com as informações necessárias a respeito da proposta, uma equipe da CDHU se deslocará para Descalvado e num processo de mutirão, irá promover toda a regularização documental. O objetivo é o de que nenhuma das 39 famílias descalvadenses venha a perder as suas casas e para isso estaremos dando todo o suporte”, destacou o prefeito.

Como boa parte do valor dessas prestações, ao longo dos últimos 11 anos foi depositado em juízo, a expectativa é a de que a proposta apresentada pela CDHU tenha a adesão de 100% dos mutuários em questão.


Logo do Facebook Deixe seu comentário