Índice de concentração de focos da dengue aponta risco em Descalvado

Índice de concentração de focos da dengue aponta risco em Descalvado

Webmaster 13/03/2015 - 00:07
Estudo aponta onde estão concentrados focos de reprodução do mosquito.
Número ideal é inferior a 1% das moradias, mas Descalvado está em 5,4%



O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (12) um mapa da dengue baseado no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti, o Liraa. O estudo indica onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, e infelizmente Descalvado aparece no topo da lista, com o maior índice (5,4%) entre as cidades da região, e com isso tem situação de risco. Nova Europa vem logo atrás com 2,6%, São Carlos com 2,4%, Araras com 1,7%, Rincão com 1,6%, Tambaú com 1,6%, Américo Brasiliense com 1,6%, Matão com 1,2%, Águas da Prata com 1,2% e Santa Gertrudes com 1,1%.

O índice ideal é inferior a 1% das moradias visitadas em cada município. No entanto, 10 municípios da região tiveram resultados superiores.

As cidades classificados como sendo de risco apresentam larvas em mais de 3,9% das casas vistoriadas, como é o caso de Descalvado que aparece com 5,4%. É considerado estado de alerta o índice é inferior a 3,9%.

Ações na cidade
A Secretaria de Saúde de Descalvado programou para o dia 24 de março um arrastão e visitas nas casas para eliminar criadouros da dengue. Para isso, foram contratados mais 30 funcionários. A cidade, que vive epidemia, tem 124 casos confirmados de dengue e 29 pessoas aguardam resultados de exames. Na região outras 13 cidade enfrentam uma epidemia da doença.


Com informações G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário