Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Pesquisadores discutem na UFSCar meios limpos de armazenar a energia

13/03/2015

Estudiosos brasileiros e do Reino Unido estão em São Carlos até sexta-feira.
Durante toda a semana foram realizados debates sobre a criação de energia.



Pesquisadores brasileiros e do Reino Unido se reúnem até sexta-feira (13) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para discutir pesquisas na área de energia. O objetivo é pensar em técnicas de produção e armazenamento economicamente viáveis e limpas. Durante toda a semana foram realizados debates sobre a criação de energia renovável e limpa. Entre elas as reações eletroquímicas.

Para os jovens pesquisadores, o objetivo é que no futuro a humanidade não dependa de uma única fonte de energia, como ocorre hoje. O congresso é uma importante ferramenta para a troca de informações sobre o que as grandes universidades já descobriram sobre o tema.

No auditório, jovens e pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, doutores em várias áreas, como física, química e engenharia discutem pesquisas. Paracomani Rodriguez é venezuelano e fez doutorado na Espanha, passando pela Holanda e Suiça. Hoje, ele é pesquisador na Universidade de Birmingham, no Reino Unido.

O pesquisador acredita que em alguns anos será possível gerar e armazenar energia suficiente para abastecer, por exemplo, hospitais e grandes edifícios. “Considero que daqui há 5 anos aproximadamente, aumentará exponencialmente a utilização desse tipo de energia e diminuirá o consumo de petróleo e gás natural”, disse.

Um equipamento desenvolvido pelo departamento de química da UFSCar simula o caráter energético do sol. Uma luz, em contato com as substância que estão em uma placa, se transforma em combustível líquido e começa uma corrente elétrica.

“Um dia de exposição da luz do sol sobre a terra nos dá energia suficiente para a sociedade atual viver 18 meses. O desafio é aprender a coletar essa energia e, como não vamos usar de uma só vez, armazená-la”, disse o professor Ernesto Pereira.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados