Descalvado, 19 de Dezembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Fernando Capez é eleito presidente da Assembleia Legislativa

16/03/2015

Após votação nominal, o deputado Fernando Capez (PSDB) foi eleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o primeiro biênio da 18ª legislatura (2015-2017), por 92 votos. O deputado Carlos Gianazzi (PSOL), com dois votos. Após proclamar o resultado o deputado Chico Sardelli (PV) cedeu a condução dos trabalhos para o novo presidente.

Em seu discurso de posse, Fernando Capez lembrou sua carreira no Ministério Público, iniciada há 27 anos. Os dois pilares de sua gestão, afirmou Capez, serão a austeridade e eficiência, em respeito à população paulista. A sociedade terá um canal para enviar reclamos, prometeu.

Capez diagnosticou que há atuação excessiva do Executivo e do Judiciário no Brasil, o que leva à "atrofia do Legislativo". Para reverter isso, disse que em sua gestão a Assembleia Legislativa se aproximará da sociedade, de forma a possa agir de forma mais ágil para responder aos anseios da sociedade.

O novo presidente da Alesp disse que o trabalho das comissões temáticas da Casa, principalmente a de Direitos Humanos e de Segurança Pública, será fortalecido, "deslocando-se, se necessário, para mais próximo dos fatos". As comissões de Finanças e Orçamento e Fiscalização e Controle, falou, irão auxiliar o Executivo a fiscalizar o Estado.

Biografia

Fernando Capez ingressou no Ministério Público em 1988, integrando o primeiro grupo de Promotores de Justiça responsáveis pela defesa do patrimônio público e da cidadania. Destacou-se pelo combate à violência das torcidas organizadas e à "máfia do lixo".

Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, com 95.101 votos, pelo PSDB. Em 2010 reelegeu-se pela mesma legenda com 214.592 votos, sendo um dos três mais votados do Estado de São Paulo. Por um biênio ocupou o cargo de 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, tendo assumido a 1ª vice-presidência em 01/02/2015. Na disputa para o 3º mandato, em 2014, recebeu 306.628 votos, sendo o mais votado do Estado e o segundo em todo o país.

É autor de 44 leis, com destaque para: Lei 13.552/2009, que obriga as concessionárias e empresas prestadoras de serviços públicos a emitir recibo de quitação para os consumidores; Lei 14.471/2011, que proíbe a exigência de caução de qualquer natureza para internação de doentes em hospitais; e Lei 15.248/2013, que determina a obrigação de divulgação das 10 empresas mais reclamadas no Procon. Junto ao Ministério Público, conseguiu a criação da Promotoria de Defesa Animal (Ato Normativo 7/2011).

Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo, com Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica, Capez tem diversos livros publicados, principalmente nas áreas de Direito Penal e Processual Penal. É coordenador das Coleções Estudos Direcionados e Pockets Jurídicos, e autor da Coleção Direito Simplificado, publicações da Editora Saraiva. (Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados