Com 2.478 regitros, Porto Ferreira tem média de um caso de dengue para cada 22 habitantes

Com 2.478 regitros, Porto Ferreira tem média de um caso de dengue para cada 22 habitantes

Webmaster 17/03/2015 - 08:02
Com 2.478 registros, cidade adota novas medidas de combate à doença.
Exame de sorologia e hidratação agora serão realizados também em UBSs.



O número de casos confirmados de dengue continua crescendo na região (veja ao lado) e em Porto Ferreira (SP) não é diferente. A cidade tem 2.478 ocorrências - média de um caso para cada 22 habitantes, considerando a população de 54.413 apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para tentar controlar esse número, a cidade vai adotar novas medidas a partir desta segunda-feira (16).

O exame de sorologia e a hidratação, que eram feitos apenas nos hospitais e laboratórios, agora também serão realizados nas unidades básicas de saúde, em uma tentativa de agilizar o atendimento.

“O paciente não vai precisar circular pelo laboratório. Ele vai ser atendido e ali mesmo vai ser a coleta de sangue. A resposta, o retorno, vai ser por e-mail pelo laboratório e em quatro horas, não mais em 24 ou até mais, como era”, disse o diretor de Saúde, Geraldo Alencar Ribeiro.

Além disso, continua sendo feita a nebulização. Os agentes de saúde estão visitando os bairros e mais 30 pessoas estão recebendo treinamento para ajudar no combate ao mosquito transmissor.

Outra mudança é a vistoria de imóveis fechados. Agora os agentes têm autorização da Justiça para entrar mesmo que o proprietário não autorize e, a partir de quarta-feira (18), um chaveiro vai dar apoio às ações.

“Às vezes, a pessoa está trabalhando. Logicamente que a gente vai notificar e depois agendar um outro dia para fazer essa visita. A ideia é buscar atingir o maior número possível de residências em um tempo menor", explicou Ribeiro.
Preocupada com a doença, a auxiliar de limpeza Izilda Fernandes aprovou as novas medidas. “Todo mundo tem que cuidar do seu cantinho. Não adianta eu cuidar do meu, ela cuidar do dela e outro não cuidar. Então é ótimo”.

Porto Ferreira Hoje

Logo do Facebook Deixe seu comentário