Aumenta a procura por profissionais da área de design de interiores

Aumenta a procura por profissionais da área de design de interiores

Webmaster 18/03/2015 - 08:00
Profissão está cada vez mais valorizada. A busca por ambientes agradáveis, criativos e funcionais impulsiona a contratação de profissionais da área



Atualmente, as pessoas estão mais voltadas para o bem-estar e buscam cada vez mais integrar-se a seu entorno. Nesse sentido, o segmento de Design de Interiores vem se expandindo, trazendo soluções criativas e técnicas para ambientes, aliando qualidade de vida e estética.

Para a docente do curso Técnico em Design de Interiores do Senac São Carlos, Maria Helena Godoy Ramos Roriz, o mercado está aquecido. “Pessoas que antigamente nem pensavam em contratar um profissional, pois achavam caro, hoje entendem a necessidade e sabem que podem cometer erros que podem se tornar mais caros”.

A docente observa uma mudança no comportamento das pessoas em relação à decoração do ambiente e afirma que o bom gosto já não é a única característica de bons projetos. Para ela, os modismos têm dado lugar às tendências menos ditatoriais, que seguem uma linha mais individual, baseada numa história. “As pessoas esperam vestir-se do ambiente, querem viver em um lugar que conte sua história e que lhe traga recordações. Elas têm buscado o convívio com os amigos e com a família, parte disso se reflete no que elas têm em casa: a mesinha da vó, o copo de cristal da mãe, a toalhinha da amiga. O designer precisa saber se envolver nessas histórias de forma profissional, orientando, encaminhando, ajudando nos custos, tornando contemporâneo, usável e bonito o gosto do cliente”.

O mercado consumidor, mais exigente, tem impulsionado a abertura de novas frentes de trabalho para o profissional de Design de Interiores. A velocidade na introdução de novas tecnologias, a grande variedade de produtos, a intensificação da concorrência e a busca por inovação na oferta de bens e serviços têm gerado a necessidade da constituição de novas competências para os profissionais, o que consequentemente influencia nos processos de formação.

O curso Técnico em Design de Interiores do Senac propicia condições aos alunos para que constituam competências necessárias ao exercício profissional, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas identificadas. O curso privilegia a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva.

Maria Helena explica que durante o curso os alunos fazem muitas atividades práticas baseadas em ambientes reais na disciplina de Projeto/ /Módulo II – Design de Interiores Comerciais, em que desenvolvem projetos comerciais. Ela conta dois cases em que os estudantes utilizaram como exemplo um hotel e um salão de cabelereiro. Os projetos tiveram uma ampla pesquisa, com entrevistas e visitas a muitos estabelecimentos da cidade. Foram levados em consideração vários fatores, entre eles tornar o ambiente adequado, de acordo com as normas de ergonomia e conforto.

A aluna do curso, Kátia Lenina da Silva Rosa, participou da realização do projeto para um hotel da cidade e gostou da atividade. “Fiquei responsável pelo ambiente da administração do hotel. Estudamos o espaço e as pessoas que trabalham ali e, a partir disso, pensamos em um projeto que apresentasse soluções para um ambiente confortável e acessível. Achei muito interessante e, sem dúvida, isso contribuirá bastante para minha carreira”.

“Sempre queremos que os alunos tenham contato com a realidade da profissão, e isso significa atender rapidamente as expectativas do cliente. O profissional precisa aprender a escutar o cliente, respeitando suas vivências e trazê-las para a moradia, ou se for comercial, entender aquele público para agradá-lo”, ressalta a docente.

Durante o curso também são desenvolvidas muitas aulas práticas e lúdicas. Entre as atividades, foi criada uma planta de um loft de 26 metros quadrados, em tamanho real, para dar melhor compreensão sobre as dimensões do espaço. Em uma prática de equilíbrio e composição, os próprios estudantes fizeram o papel dos móveis. Já nas aulas de acessibilidade, experimentaram situações comuns vividas por pessoas com deficiência. “Quisemos trazer a experiência de entendimento do espaço e suas dimensões. Fazer papel dos móveis faz com que os alunos tenham percepção do próprio corpo nesses espaços, além de entenderem conceitos como equilíbrio, simetria, assimetria e ritmo”.

O curso Técnico em Design de Interiores do Senac São Carlos conta com salas e laboratórios especiais, docentes com vasta experiência na área e aulas diferenciadas. A aluno é capacitado a realizar projetos para espaços residenciais e comerciais, e venda especializada de produtos. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055.

Serviço:

Perspectiva a Mão Livre
Data: 24 de março de 2015 a 23 de abril de 2015
Horário: das 19 às 22 horas; às terças e quintas

Técnico em Design de Interiores
Data: de 13 de abril de 2015 a 16 de agosto de 2017
Horário: das 19 às 22 horas; às segundas, quartas e sextas-feiras

Local: Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, nº700 – Centro
Inscrições e informações: www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055


Logo do Facebook Deixe seu comentário