Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Santa Casa de São Carlos realiza palestra com estratégias para enfrentar a Dengue

19/03/2015

“A ideia é apresentar protocolos que norteiem os médicos ao pedir os exames, indicando qual exame pedir e o tempo certo”, diz infectologista

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da Santa Casa de São Carlos realizam palestra com o objetivo de abordar as “Estratégias para enfrentamento de epidemia de Dengue”. O tema será exposto pela médica infectologista Ana Lúcia Soares, que coordena a SCHI do hospital.

A palestra, que tem como alvo orientar os médicos do Corpo Clínico da Santa Casa, irá abordar as novas classificações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou para a doença desde 2014. O convite é extensivo aos Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da UNIMED 24h, Hospital Escola, Casa de Saúde e médicos da Prefeitura.

O evento acontece na quinta-feira, 19, às 20 horas, no Auditório da Santa Casa que fica na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 - Vila Pureza.

De acordo com a infectologista, a proposta e rever os fluxos dos pacientes que chegam ao hospital e abordar os sintomas de forma correta. “A ideia é apresentar protocolos que norteiem os médicos ao pedir os exames, indicando qual exame é adequado e no tempo certo, para que possam ser interpretados de forma correta. É preciso que todos estejamos preparados para enfrentar a epidemia”, afirmou.

Para a médica, o surto é uma realidade na cidade e região e diante desse fato é importante enfrentar a situação com conhecimento. “Os médicos, principalmente aqueles que estão no contato direto com a população, poderão encontrar na palestra elementos que vão subsidiar na avaliação dos exames, quais são os fatores de risco, quais casos em que os pacientes deverão ser internados e quais podem ser acompanhados com os pacientes sendo tratados nas residências. Mas principalmente, avaliar e identificar riscos”, relatou Ana Lúcia.

Outro ponto relevante da palestra, na avaliação da infectologista, é o médico se informar sobre os sintomas da doença, para explicar para as famílias dos pacientes qual o ciclo da dengue e como deve ser o procedimento nos casos que o tratamento for feito em casa.

CLASSIFICAÇÃO - A partir de 2014 o Ministério da Saúde passou a adotar uma nova classificação da dengue. Esta classificação também foi adotada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em outros países.
De acordo com OMS, não existirá mais a classificação de dengue hemorrágica, dengue com complicações (DCC) e dengue clássica que será substituída por dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.


Legenda
Ana Lúcia: “É preciso que todos estejamos preparados e informados para enfrentar a epidemia”

Crédito: Hever Costa Lima/Divulgação





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados