Prefeitura de Araras confirma a 1ª morte em decorrência da dengue

Prefeitura de Araras confirma a 1ª morte em decorrência da dengue

Webmaster 28/03/2015 - 00:01
Dionizio da Silva, de 73 anos, morreu no último dia 2, na Santa Casa.
Família do idoso afirma que houve negligência e que falta campanha.


A Prefeitura de Araras (SP) afirmou nesta sexta-feira (27) que Dionizio da Silva, de 73 anos, morreu em decorrência de complicações da dengue. O idoso faleceu no último dia 2 e a família já suspeitava da doença, mas a administração municipal preferiu aguardar a análise realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, que confirmou o quadro. A cidade vive uma epidemia e, na quinta-feira (26), contabilizava 621 casos registrados da doença e 481 à espera de resultados.

Familiares de Dionizio entraram em contato com o G1 para contar que os exames finais indicavam dengue e, questionada, a administração municipal confirmou a causa da morte pouco depois.

Para a sobrinha do aposentado, houve negligência no caso do tio, que só foi internado quando buscou atendimento pela segunda vez. "Ele deveria ter sido internado na primeira vez porque estava com a contagem de plaquetas baixa, não levaram a idade dele em conta", disse Fabiana Aparecida Hencklein.

Ela também afirmou que não houve a intensificação das ações de prevenção anunciada pelo município após a morte de Dionizio. "O serviço de saúde está precário, está um caos, com muita demora para a realização de exames.

Disseram que iria melhorar, mas já faz um mês e não melhorou. Também não há campanha, falam que tem epidemia, mas tem terreno baldio abandonado. Dengue não é brincadeira. Tem que fornecer informação, a população está mal informada", completou.

Prefeitura
Em nota, a Prefeitura alegou que "o caso foi atendido dentro dos protocolos específicos para este tipo de suspeita" e reiterou a intensificação do trabalho de combate à dengue.

"Um pacote de medidas foi anunciado e já colocado em prática na cidade. Entre elas, está a aquisição de testes rápidos para agilizar o diagnóstico da doença em pacientes considerados de risco (idosos, crianças, pessoas com outras doenças preexistentes e com sistema imunológico debilitado) – os exames foram disponibilizados neste mês na rede municipal. Mais duas bombas costais também foram adquiridas para intensificar as ações de nebulização nos locais com casos confirmados. As equipes de controle de endemias também foram reforçadas com agentes comunitários de Saúde".

Segundo a administração, a rede de postos de Saúde da Família foi acionada para coletar sangue para o diagnóstico convencional da dengue e a coleta é feita durante todo o expediente, não mais em parte do dia.

Quanto ao abandono das áreas verdes, informou que a limpeza de terrenos baldios com mato alto foi intensificada, com a ação direta da Prefeitura após a notificação dos proprietários.

"A Secretaria Municipal de Educação também determinou uma varredura nas unidades da rede municipal de ensino para verificar e eliminar possíveis criadouros em prédios públicos. Canteiros de obras também estão sendo vistoriados", finalizou.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário