Descalvado, 12 de Dezembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Projeto de Lobbe, Parlamento Jovem vai abrir inscrições

28/03/2015

Entre os dias 1º de abril e 12 de junho, estudantes de todo o país poderão se inscrever para concorrer a uma das 78 vagas da 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O PJB foi criado no ano de 2003, através de projeto do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), e simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações de Projetos de Leis, como se fossem deputados reais em comissões.

Lobbe explica que para participar, o estudante precisa elaborar um Projeto de Lei original, propondo mudanças para melhorar a realidade do país. “O tema é livre, mas deve ter impacto nacional”, contou. “Podem participar os alunos matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos”, ressaltou.

Ao todo serão selecionados 78 projetos. O número de representantes por estado e no Distrito Federal é escolhido de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. “São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes na Casa, recebem um representante jovem”, disse o parlamentar.
Lobbe lembra que maiores informações poderão ser obtidas através do manual de procedimentos do PJB no portal oficial da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br/pjb).

Visita
Durante essa semana, Lobbe recebeu em seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília, Tiago da Fonseca Ribeiro (do estado do Rio de Janeiro) e Lucian Bornatto (do estado de Santa Catarina), que participaram do projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), no ano de 2007.

Os representantes cumprimentaram o parlamentar pelo seu retorno ao Legislativo Federal e ressaltaram a importância do projeto PJB, que foi criado por Lobbe no ano de 2003. “A participação do jovem na política é tema da mais alta relevância para a sociedade. Hoje, mais do que o futuro da nação, o jovem é responsável pela construção do presente do Brasil. Prova desse fato foi a eleição de 26 deputados entre 22 e 30 anos”, destacou Tiago Ribeiro.

Ele ressalta que a experiência de participar do PJB somou de forma muito positiva em sua vida. “Com muita honra participamos do IV Parlamento Jovem Brasileiro, realizado em novembro de 2007, que foi um verdadeiro divisor de águas em nossas vias”, disse. “Além de todo aprendizado adquirido, conhecemos um pouco do dia a dia do Poder Legislativo e fizemos amigos que levamos para a vida toda”, completou.

Lobbe sentiu-se lisonjeado pela visita dos jovens e pelo reconhecimento do referido projeto. “A educação política dos jovens estudantes é um processo que deve extrapolar os bancos escolares. Fico muito feliz de poder receber esses representantes e, ainda mais, por saber que o PJB fez alguma diferença em suas vidas”, comentou.






Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados