Prefeitura dará início ao arrastão/mutirão da dengue na próxima semana

Prefeitura dará início ao arrastão/mutirão da dengue na próxima semana

Webmaster 29/03/2015 - 00:04
Equipe com 30 pessoas e pelo menos quatro caminhões estão executando os serviços em todas as regiões da cidade


A Prefeitura Municipal, num serviço que será coordenado de perto pela Secretaria de Saúde e equipes de controle de vetores dará início na segunda-feira, 30 de março, ao arrastão/mutirão contra a dengue. A empresa vencedora da licitação realizada no último dia 20, é a Alves Corrêa & Corrêa Ltda Me, da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, que apresentou o menor preço global, o montante de R$ 148.500,00 (cento e quarenta e oito mil e quinhentos reais).

O contrato prevê a execução de serviços de mão-de-obra de limpeza, recolhimento e destinação final de entulhos e materiais que sejam possíveis criadouros de animais peçonhentos e do mosquito transmissor da dengue nas ruas da cidade devendo dispor de pelo menos quatro caminhões com carroceria e 30 funcionários braçais, devidamente uniformizados, com roupas e calçados apropriados e, ainda, com luvas e equipamentos de segurança e proteção pertinentes (EPI’s). Cabe à empresa a coleta dos entulhos e materiais e dar o destino final dentro das normas exigidas de cada tipo de entulho, pelo órgão competente (CETESB).

Uma das exigências do prefeito Henrique Fernando do Nascimento para esse arrastão, foi a de que a empresa vencedora da licitação contratasse somente pessoas do município, o que foi cumprido. “Além da importância do arrastão contra a dengue, principalmente pelo momento que a cidade vive com o registro de um grande número da doença, tivemos o olhar para o nosso povo, destacadamente aqueles que estão fora do mercado de trabalho. No total serão 30 pessoas, 30 famílias que nos próximos dias estarão atuando em benefício de toda uma cidade e, garantindo o seu ganha pão”, destacou.

Os trabalhos do arrastão/mutirão contra a dengue, de acordo com o chefe do setor de controle de vetores, Silvio Donizete Franceschini, terão início pelos bairros de São Sebastião e Santa Cruz e, posteriormente seguirá um cronograma. Serão 25 dias úteis de ação em toda a cidade, em que a população estará sendo orientada a colocar nas ruas, todo tipo de entulho para ser removido.

“O ideal é que as pessoas coloquem do lado de fora de suas residências tudo aquilo que for entulho e que possibilite o acúmulo de água. Mas, a equipe do mutirão também estará adentrando as residências e neste caso, pedimos a colaboração de todos para que permitam o acesso dos mesmos. Eles estarão identificados e orientados a fazer uma vistoria eficaz nos quintais”, disse Franceschini.

São recolhidos pneus, metais, móveis velhos, plásticos, entulhos e demais materiais que possam acumular água e servir para a proliferação de doenças. Agentes do setor de controle de vetores, comunitários de saúde e da Vigilância Sanitária, continuarão a mobilização para orientar os moradores sobre como eliminar focos do mosquito da dengue.

O calendário do mutirão será definido semanalmente, com base no avanço da ação em cada bairro e região e, mediante a infestação de larvas do mosquito.

CASOS CONFIRMADOS – de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até a tarde da quinta-feira, Descalvado já havia registrado 381 casos confirmados.


Logo do Facebook Deixe seu comentário