EMEF Prof.ª Edna Maria do Amaral Marini inicia 2015 com novos projetos

EMEF Prof.ª Edna Maria do Amaral Marini inicia 2015 com novos projetos

Webmaster 02/04/2015 - 12:59
Para dar andamento ao bom trabalho desenvolvido na unidade escolar, novos projetos estão sendo consolidados na unidade escolar, numa mobilização de direção, coordenação, professores e alunos. Os projetos envolvem música e teatro, apoio aos alunos com dificuldade de aprendizagem e ainda, reciclagem.
Acompanhe a seguir as diretrizes e objetivos de cada projeto da referida unidade escolar:

- Projeto Música e Teatro (Professora responsável: Joslaine Regina de Oliveira)

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA: O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas e redescobertas na fase da adolescência. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte (música, teatro, dança) faz parte da vida do ser humano como instrumento de leitura do mundo e de si mesmo. Nossos adolescentes se encontram na fase do idealismo concreto e deixa de buscar a arte como fonte de prazer e aprendizado para enriquecer suas experiências. Este projeto abordará as diferentes linguagens artísticas e fornecerá oportunidades para explorar a música, a dança e o teatro. Mostrando como é bom aprender com prazer.

- Projeto “APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM” (Professora responsável: Valéria de Paula Formoso)

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA: Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por nossas crianças, que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos. No projeto se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação com um enfoque ao ensino e aprendizagem e avaliação visando garantir que todos os alunos aprendam. Acreditamos que para a superação dos problemas de “ensinagem” é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto.

- Projeto Reciclagem – continuidade (Professor responsável: Geraldo Claudio Alves)

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA: “Vivemos em uma sociedade onde o consumo é crescente, isso contribui para uma exaustiva extração dos recursos naturais e um aumento do volume do lixo. A educação é a melhor maneira de promover a conscientização e incentivar os alunos a refletirem sobre seus hábitos e agirem em prol da qualidade de vida das futuras gerações do planeta. Cada pessoa pode mudar seus hábitos e adotar boas práticas de consumo, evitando o desperdício e colaborando com o reaproveitamento de materiais através da separação do lixo – Ações locais têm reflexos globais.”.

Objetivo é fazer com que os alunos: aprendam a separar o lixo orgânico do material que pode ser reutilizável ou reciclável, em sua residência; desenvolvam o hábito de separar o lixo e disseminá-lo entre seus familiare4s (multiplicadores; percebam a importância da reciclagem como alternativa de preservação dos recursos naturais e economia de água e energia; identifiquem os problemas ambientais provocados pela crescente retirada de recursos naturais e pelo excessivo volume de lixo decorrente do consumo desnecessário e impensado; detectarem a importância da reciclagem como alternativa de renda para as classes mais baixas; sentirem-se parte do meio em que vivem para que percebam a necessidade de preservação e desenvolvam responsabilidade para isso.



Logo do Facebook Deixe seu comentário