Embaixador visita projeto que fabrica bonecas para as crianças da Guiné

Embaixador visita projeto que fabrica bonecas para as crianças da Guiné

Webmaster 08/04/2015 - 08:00
Mohamed Yola visitou fábrica do "Aconchegue uma boneca" em Araraquara.
Ação pretende distribuir 300 brinquedos para crianças do país africano.


O embaixador da Guiné Conacrí, Mohamed Yola, esteve em Araraquara (SP) na terça-feira (7) para conhecer uma ação voltada ao país africano. Voluntários do projeto ‘Aconchegue uma Boneca’ estão confeccionando bonecas para mandar para crianças da região. A ação pretende distribuir 300 brinquedos para moradores de áreas atingidas pelo Ebola no país.

Por gratidão, o embaixador foi a Araraquara ver de perto o trabalho feito por alguns voluntários que querem levar mais aconchego para as crianças daquele país. “Estas bonecas estão destinadas a algumas crianças que nem sabem se os pais faleceram”, falou Yola.

Aos poucos, pequenos pedaços de tecido ganham forma. A habilidade de voluntárias como Cristina Negreiro transformam retalhos em bonecas. “Um sentimento de felicidade. A gente sente uma coisa muito boa que não tem nem como a gente explicar”, comentou Cristina.

Mais que um brinquedo, um ato de solidariedade. As bonecas feitas na cidade vão ser enviadas para o país, que tem quase 10 milhões de habitantes, sofre com a pobreza e também com os efeitos do vírus ebola.

O projeto é uma forma de levar alegria para quem precisa ter esperança. “É uma demonstração de carinho, de afeto e principalmente de você abraçar, mesmo de longe, uma criança”, disse a coordenadora do Centro Referência Afro, Alessandra Laurindo.

A visita serviu como um estímulo para os idealizadores do projeto, que têm planos de continuar fazendo a diferença na vida de muitas crianças. “Confeccionar para as crianças de Araraquara. Então a gente pretende sim doar também para as crianças carentes”, justificou Alessandra.

O projeto
Mulheres da cidade perceberam que as crianças negras mostradas em fotos e vídeos estavam sempre segurando bonecas brancas e resolveram presenteá-las com brinquedos que aumentassem a auto-estima, fazendo surgir o projeto "Aconchegue uma Boneca".

"Pensamos na associação que as meninas fazem com as bonecas, na identificação. É uma questão de auto-estima. As crianças vão sempre assimilar que o branco, loiro, de olhos claros é mais bonito. Queremos mostrar que elas também são lindas, aconchegá-las mesmo de longe", afirmou Alessandra.

Com esse objetivo em mente, ela e as amigas Patrícia da Silva Pereira, professora da rede municipal, e Fátima Barbosa, arte-educadora do Centro Afro, idealizaram uma oficina para a produção de bonecas de pano negras a serem distribuídas na República da Guiné.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário