“Maria Fumaça” poderá ficar em exposição na praça “João Marchetti”

“Maria Fumaça” poderá ficar em exposição na praça “João Marchetti”

Webmaster 11/04/2015 - 01:00

A indicação do vereador Sebastião José Ricci (PP), enviada ao Prefeito Municipal Henrique Fernando do Nascimento reivindica o seu contato com os órgãos mantenedores de locomotivas desativadas, a fim de doarem uma locomotiva a vapor para ser exposta permanentemente no virador que fica dentro da Praça “João Marquetti”, na antiga Estação.

A indicação do vereador vai ao encontro de contatos pré-estabelecidos com órgãos competentes.

“Descalvado fez parte do percurso da linha férrea, ligado a várias localidades que levavam até a Capital Paulista, por meio de trem de bitola larga, tanto que a antiga Estação da FEPASA é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT”, argumentou Ricci.

As primeiras locomotivas do século XIX foram propulsionadas a vapor e eram, sem dúvida, as mais populares até o final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, eram conhecidas popularmente como “Maria Fumaça”, em virtude da densa nuvem de vapor e fumaça produzidas quando em movimento. A primeira delas foi construída por Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de fevereiro de 1804.


Logo do Facebook Deixe seu comentário