EMEI´s mobilizam crianças para a conscientização de um planeta sustentável

EMEI´s mobilizam crianças para a conscientização de um planeta sustentável

Webmaster 11/04/2015 - 01:01
O meio ambiente é algo que está em nossas vidas o tempo todo e o ser humano faz parte deste meio; então, nada mais justo do que estudá-lo e aprender como cuidar dele ajudando a preservá-lo e respeitando o seu espaço. Assim, fica fácil até mesmo das crianças compreenderem a sustentabilidade e como o meio ambiente funciona para que possamos ajudar a construir um mundo sem poluição e com agentes recicláveis e bem viver nele.

Durante os meses de fevereiro e março, as Escolas Municipais de Educação Infantil desenvolveram algumas atividades sobre esses temas importantes: Água, Reciclagem e Dengue, com os alunos dos Níveis I e II.

O objetivo principal do trabalho foi a conscientização sobre o desperdício e o uso consciente da água, a limpeza e os cuidados na prevenção contra o mosquito da dengue nas casas e a separação do “lixo” consumido na escola em recipientes corretos. Assim ia-se mostrando para os pequenos aprendizes o quanto é importante desde muito cedo saber lidar com esse bem universal que é a água, explicar o que podemos fazer com o lixo, sua utilização em vários setores, sendo de fundamental relevância essa consciência de cidadania, revelando como devemos agir diante destes desafios e como teremos a nossa comunidade futura. E, finalmente, que essa epidemia de Dengue que está acometendo nosso país e. infelizmente também a nossa cidade, pode ser consequência dessa imprudência coletiva.

Para que isso fosse possível foram propostas atividades através de rodas de conversa onde os alunos puderam interagir com o assunto em discussão, opinando, exemplificando com relatos o que já fazem em casa a respeito e o que sabem por terem ouvido falar em outros ambientes (casa, comunidade), entre outros. Também foram usados livros, revistas e vídeos sobre os temas.

Houve um envolvimento muito produtivo dos alunos em todas as atividades propostas em sala de aula, mostrando terem conhecimento sobre os temas e estarem cobrando os pais/familiares sobre questões tão importantes para nossa sobrevivência.

Concluiu-se que, sendo esses temas acima descritos de extrema importância, o trabalho continuará acontecendo durante o ano, fortalecendo o objetivo principal que é a conscientização dos alunos com a perspectiva de extensão, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Seguem algumas imagens das atividades desenvolvidas nas EMEI “Monsenhor José Canônico”, EMEI “Maria de Lourdes Benine” e EMEI “Vânia Zago”.


Logo do Facebook Deixe seu comentário