Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Falta de iluminação pública preocupa moradores de Ibaté e São Carlos

23/04/2015

Escuridão tem mudado a rotina e gerado insegurança nos bairros das cidades.
Reparos não têm prazo para ser concluídos, dizem CPFL e Prefeitura.



A falta de iluminação pública em bairros de Ibaté e São Carlos (SP) têm preocupado os moradores, que se sentem inseguros devido à escuridão. Um dos locais está sem iluminação há mais de oito anos. Eles afirmam que já entraram em contato com a Prefeitura e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), mas nada foi feito. Segundo a CPFL, uma equipe será encaminhada até o bairro Aracy II para realizar o reparo. Já em Ibaté, o problema só será solucionado após uma decisão judicial, de acordo com a Prefeitura.

Dois dos cinco postes na Rua Arsênio de Chico, no bairro São Benedito, estão sem lâmpadas há meses em Ibaté.

A professora Solange Alves contou que a insegurança é um dos maiores problemas, já que na rua há varias árvores que podem servir de esconderijos. "Minha filha, por exemplo, descia da van na esquina e agora a van para na frente de casa porque a gente tem medo dela andar esse percurso, às 23h, sozinha”, lamentou.

O aposentado Antônio Aparecido Fernandez lembrou que a falta de iluminação na rua ajudou na prática de um homicídio há alguns semanas. “No dia que teve o assassinato na lanchonete, o rapaz que atirou deixou o carro aqui nesta escuridão, desceu a pé, matou o cara, subiu e pegou o carro. A gente não viu quem era porque estava escuro”.

No bairro Santa Terezinha, dois dos três postes da Rua Deolindo Milori estão com as lâmpadas queimadas. A empregada doméstica Tânia Chaves reclamou da falta do serviço em frente a casa dela, já que paga a taxa de iluminação pública inclusa na conta de energia elétrica.

Segundo ela, faz três meses que não há luz. “A gente liga no almoxarifado da Prefeitura, que agora é responsável por isso, e além de escutar que não tem equipamento, que não tem mão de obra, temos que esperar a licitação ser aberta. Só que não tem prazo e que tenho que ficar no escuro até a Prefeitura resolver”, contou Tânia.

A dona de casa Ilzi Cardoso teme com a situação. “Tem os jovens que trabalham a noite ou estudam. A minha filha, às vezes, quer ir à sorveteria e tenho medo porque é muito escuro”, disse.

Abaixo-assinado
Em São Carlos, a situação é parecida na Avenida Tetracampeonato, no bairro Aracy II. Segundo os moradores, os postes existem há mais de oito anos, mas a estrutura de iluminação ainda não foi instalada. Eles contaram que já foram feitos vários abaixo-assinados, mas não houve solução.

A estudante Claúdia Araujo tem medo de voltar da escola para casa sozinha. ”Tenho que ligar para a minha mãe e ela precisa sair cansada de casa para me buscar porque a rua fica deserta”, disse.

Reparos
A Prefeitura de Ibaté informou que a CPFL era responsável pela manutenção dos postes de luz, mas foi decidido na Justiça que o município fizesse esse tipo de reparo. No entanto, a administração municipal está com um novo processo, pedindo que a companhia de energia volte a fazer a manutenção. O resultado deve sair sexta feira (24). Caso a Justiça decida que a Prefeitura faça esse tipo de serviço, uma empresa será contratada na próxima semana.

Já a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos informou que a manutenção dos postes é de responsabilidade da CPFL. A companhia de energia disse que vai enviar uma equipe até o bairro Cidade Aracy II para fazer os reparos, mas não deu prazo.

G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados