Senac São Carlos inaugura novas instalações

Senac São Carlos inaugura novas instalações

Webmaster 30/04/2015 - 08:00
No dia 7 de maio, o Senac São Carlos apresenta suas novas instalações à comunidade local e do entorno. Em terreno de 8 mil metros quadrados, sendo 5 mil de área construída, a moderna infraestrutura contempla conceitos de sustentabilidade, é totalmente acessível a pessoas com deficiência e permite dobrar a capacidade de atendimento para cerca de 3 mil pessoas por dia.

“As instalações que hoje abrimos oficialmente representam uma retribuição à comunidade local. E um reconhecimento do que a cidade e a região significam no cenário do Estado de São Paulo. Essa nova estrutura física, com capacidade de atender cerca de 1 mil pessoas por período, é também a materialização do compromisso educacional dos empresários do segmento de comércio de bens, serviços e turismo de São Carlos e região”, reforça Paulo Roberto Gullo, Presidente do Conselho do Comércio Varejista da Federação e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos.

A instituição investiu cerca de R$ 24 milhões na construção de uma nova instalação educacional e na modernização do prédio já existente. Com a ampliação, a unidade apresenta novos cursos em sua programação nas áreas de moda, saúde e bem-estar, podologia, enfermagem, fotografia, comunicação, áudio e vídeo. A população poderá contar com mais de 130 cursos livres, técnicos, de qualificação profissional e pós-graduação a distância em diversos segmentos.

“A instituição observou grande crescimento de demanda pelos cursos que já eram oferecidos, o que impulsionou a ampliação da unidade. Temos como compromisso atender às necessidades da comunidade no que se refere à capacitação e à qualificação profissional. Nossa intenção é oferecer um portfólio capaz de formar profissionais mais competitivos e com visão voltada para a sustentabilidade”, ressalta Josiane Serrano, gerente da unidade.

A ampliação da unidade São Carlos proporcionou aumento no número de salas de aula e laboratórios, bem como a completa modernização dos já existentes. Além da expansão da biblioteca e a instalação da biblioteca multimídia, foram ampliados os espaços administrativos e realizadas adequações das áreas de circulação de acordo com as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. O Senac passa a contar com 29 ambientes educacionais distribuídos entre 17 salas de aulas e 12 laboratórios – sendo três de informática incluindo um de Mac; um de hardware; dois laboratórios multiusos: um de farmácia, meio ambiente e enfermagem, e um de moda, design e modelagem; um de práticas administrativas, dois de bem-estar, um estúdio de rádio, um laboratório móvel e uma cozinha -, além de espaço para exposições e atividades culturais e auditório com capacidade para 100 pessoas. Todos os ambientes são climatizados com ar-condicionado.

Os novos ambientes educacionais são voltados principalmente ao aperfeiçoamento da prática do aprendizado. O projeto prioriza o uso eficaz do espaço e o conforto aos alunos e colaboradores. As salas e os ambientes de aprendizagem simulam e reproduzem a realidade profissional, sem deixar de privilegiar a sustentabilidade, conceito que permeia todas as atividades da instituição e está presente em sua rede de unidades. O novo prédio recebe iluminação natural privilegiada, lâmpadas de alto fator de rendimento e baixo consumo de energia, brises, soleil, ar-condicionado ecológico gás e torneiras com acionamento controlado.

Valorização da arte e da cultura

O novo Senac homenageia a cidade de São Carlos em seu hall de entrada com a obra Ascenção da artista Erica Ferrari, que faz referência a paisagens aéreas da cidade de São Carlos, especialmente noturnas. Na parte de baixo dessas peças, há uma padronagem inspirada no vitral da igreja que leva o nome da cidade. Nos painéis verticais, também inspirados pelo nome da cidade e por pinturas sacras, dobras de tecidos ou mantos são reproduzidas em dourado e amarelo. A instalação pode ser vista por diferentes pontos de observação, sendo o térreo e o primeiro andar do prédio os dois principais.

Sobre o Senac São Carlos

Presente na vida da cidade desde 1951, o Senac trabalha alinhado às necessidades locais do setor de comércio e serviços. Tem como missão proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, a fim de contribuir para o bem-estar da sociedade.

Há 64 anos, quando iniciou suas atividades em São Carlos, a unidade foi instalada em prédio alugado, localizado na Rua Conde do Pinhal. No primeiro ano de funcionamento, desenvolveu os cursos Praticante de Comércio, Preparatório e Auxiliar de Comércio, além de funcionar como núcleo local do programa Universidade do Ar, atividade de ensino a distância desenvolvida pelo Senac por meio do rádio. Em 1955, a escola foi transferida para outro prédio, na Rua 13 de Maio. E, finalmente, em 1971, a Prefeitura Municipal de São Carlos doou o amplo terreno na Rua Episcopal, que hoje abriga as atividades educacionais da instituição.

“Esta cidade diferencia-se por ser um influente polo de tecnologia, com comércio expressivo e grandes indústrias. E segue valorizando a educação de seus habitantes e daqueles que vêm em busca da excelência de suas instituições. O Senac tem um papel muito importante porque contribui no desenvolvimento do município, desde a qualificação das pessoas até a participação nas questões éticas e sociais”, comenta Luiz Francisco de A. Salgado, Diretor Regional do Senac São Paulo.

Atualmente, a unidade oferece um diversificado portfólio que abrange cursos livres, técnicos e de extensão universitária em diversas áreas. Além da oferta de cursos de pós-graduação a distância que podem ser conferidos por meio do site www.ead.senac.br. Comprometida com a inclusão por meio de atividades educacionais, a instituição oferta vagas gratuitas para a população economicamente desfavorecida a fim de contribuir para sua inserção no mercado de trabalho.

O Senac fomenta ainda a organização de pessoas e instituições por meio do programa Rede Social, que visa a participação de forma igualitária e democrática da comunidade na implantação de ações e projetos que melhorem o bairro, a cidade e a vida em comunidade de maneira geral. São mais de 30 projetos, que beneficiam aproximadamente 400 pessoas em 13 cidades da região. Os programas Gastronomia e Desenvolvimento Local e Recicl@tesc – Reciclagem Tecnológica de São Carlos são alguns exemplos. O primeiro tem como objetivo promover o resgate cultural e histórico, além de gerar trabalho e renda para a comunidade com atividades relacionadas à gastronomia. Já o Recicl@tesc, incentiva a inclusão social, digital e ambiental com a captação de equipamentos de informática.

Empresas privadas e organizações públicas também contam com uma área exclusiva que desenvolve soluções educacionais, o atendimento corporativo, setor responsável por levar às empresas as melhores propostas.

Sobre o Senac São Paulo

Há 68 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior graduação, extensão universitária e pós-graduação, presenciais ou a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, oferece atendimento corporativo para empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver cursos sob medida para as necessidades das organizações.

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas para a população economicamente desfavorecida a fim de contribuir para a sua inclusão no mercado de trabalho. Com o passar dos anos, aumentou as ofertas de gratuidade, e hoje são oferecidos cursos técnicos, capacitações gratuitas e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade.

Com 59 unidades educacionais distribuídas em 41 cidades, o Senac está presente em todo o Estado de São Paulo. São 18 unidades na capital, 32 no interior, 2 no litoral, 4 na Grande São Paulo, além de 3 campi universitários um na capital e dois no interior do Estado. A instituição conta ainda com 2 hotéis-escola, localizados em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, e a Editora Senac.

Expansão da rede de unidades Senac

O Senac São Paulo está expandindo sua rede de unidades em todo o Estado. Nos próximos três anos, a estimativa é entregar novas unidades em Ourinhos, Pindamonhangaba, Registro, São Bernardo do Campo e São Miguel Paulista. E está sendo construído novo prédio em Guarulhos, além de obras de modernização e ampliação da infraestrutura em diversas unidades distribuídas em todo o Estado.

Serviço Inauguração do novo Senac São Carlos Data e horário: 7 de maio quinta-feira Local: Senac São Carlos Endereço: Rua Episcopal, nº 700 - Centro

Logo do Facebook Deixe seu comentário