Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Santa Casa de São Carlos consolida Comissão Intra-hospitalar de Transplante de Órgãos

01/05/2015

Evento marcou a assinatura de convênio entre Estado, Município e hospital que oficializa repasse de verba de R$ 10 mil mês para o trabalho da equipe de captação \r\n \r\nA Santa Casa de São Carlos consolidou a Comissão Intra-hospitalar de Transplante de Órgãos com assinatura de convênio entre Estado, Município e hospital. O evento ocorreu no final da manhã de hoje, 30, às 11h30, no Auditório da instituição.

Com o contrato o hospital passa a receber R$ 10 mil mês para estruturação do trabalho da equipe médica e de enfermagem, como também promover campanhas educativas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos humanos.

O ato contou com a presença da diretora da Central de Transplantes Regional, Cláudia Wolf, que coordena o segmento de captação e transplante no interior paulista. O evento teve ainda a presença do secretário Municipal de Saúde, Marcus Petrilli, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Fernandes da Cruz, o Lucão, do coordenador da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Carlos, Ivan de Manzano Linjardi e o vice provedor Marco Nagliati.

Na avaliação de Cláudia, a adesão da Santa Casa ao Programa Paulista de Apoio às Comissões Intra-Hospitalares de Transplante da Secretaria de Estado da Saúde indica que o hospital tem infraestrutura física e equipe qualificada para se tornar um centro de captação de órgãos e tecidos na região. “A doação de órgãos é um tema delicado que precisa ser trabalhado através de campanhas educativas, que promovam o esclarecimento à população”, ressaltou.\r\nNagliati reforçou a relevância da Santa Casa no Estado dentro da perspectiva de promover a captação. “O nosso objetivo é diminuir a angústia de quem está na fila de espera por um transplante. Consolidar esta Comissão é uma etapa significativa na história da Santa Casa. A proposta é que este convênio seja uma etapa inicial de um projeto maior, que inclui, em um futuro próximo, que o hospital seja credenciado para fazer transplante de órgãos”, ressaltou.

A Comissão visa uma melhor organização no processo de captação de órgãos, melhor identificação dos potenciais doadores, abordagem mais adequada de seus familiares, melhor articulação do hospital com a Central de Notificação,

Captação e Distribuição de Órgãos no Brasil.\r\nPara Petrilli, a assinatura desse convênio é um passo importante na ampliação qualitativa e quantitativa de captação de órgãos no interior do estado. “O convênio é um incentivo para os hospitais do interior paulista e a Santa Casa felizmente está entre os escolhidos para ser um centro de captação”.

O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, relembrou que em 2013 buscou parceria com uma empresa de ônibus e conseguiu que esta fizesse o transporte das córneas captadas em São Carlos para Ribeirão Preto. “Neste momento a Santa Casa iniciava a retirada de córneas e este transporte, conquistado através de uma parceria com uma empresa, levava as córneas para Ribeirão, onde existe o banco de órgãos. Hoje, com essa verba de manutenção do Estado será possível expandir este trabalho na nossa cidade. Esta conquista da Santa Casa tem o empenho e o apoio da Câmara”, destacou Lucão.

Linjardi, que está à frente da Comissão, ressaltou a importância do convênio com o Estado, dento em vista que a verba irá proporcionar a criação de campanhas efetivas na conscientização da população. “Talvez seja um dos entraves mais significativos para o sucesso da doação o esclarecimento sobre o procedimento da captação de órgãos junto às famílias de potenciais doadores. A difusão da informação irá quebrar tabus e promover a relevância do ato de doar, que passa pela solidariedade e amor ao próximo”, finalizou

O evento contou com os vereadores Rodson Magno do Carmo, Walcinyr Bragatto, Laíde Simões e Cidinha do Oncológico. Participaram também as enfermeiras Maria Thereza Lazzarini e Cibele de Lourdes Rubert que fazem parte da Comissão. Marcaram presença o diretor Clínico da Santa Casa, Walter Konig e o médico hospitalista, José Carlos Bonjorno Junior.

A Mesa Administrativa da Santa Casa contou com a presença de Estevam Luiz Muszkat, Romeu Rodrigues, Alberto Antonio Ivo de Medeiros, Kleber Jorge Savio Chicrala, Paulo Roberto Sobreira Beatrice, José Horácio Fabri Petrilli, Hernani Ramos Moretti e Rangel Moreira Gregório.



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados