Secretaria de Saúde alerta população para campanha de vacinação contra gripe influenza

Secretaria de Saúde alerta população para campanha de vacinação contra gripe influenza

Webmaster 01/05/2015 - 10:21
Ação acontece de 09 a 22 de maio, na dependências do Centro Cultural da Fepasa

Acompanhando o calendário nacional, a Secretaria de Saúde de Descalvado promove de 04 a 22 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe influenza 2015 que este ano, acontecerá nas dependências do Centro Cultural “Profa. Maria Aparecida Fioroni Kastein”, na FEPASA.

De acordo com informações da enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes C. Santana, a transferência do local este ano se deu em razão do fluxo de pessoas que têm sido atendidas no Centro de Saúde II com suspeita de dengue e, neste acaso, não haveria como absorver mais esta demanda

A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação: trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, doenças crônicas e indivíduos com 60 anos ou mais.

O horário da vacinação será das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h00 do dia 04 a 22 segunda a sexta de maio. No dia 9 de maio, porém, acontecerá o ‘Dia D da Vacinação’, quando todas as unidades estarão ministrando a vacina, das 8h00 às 17h00.

Segundo o Infectologista Dr. Leo Roberto Barth, médico responsável da vigilância epidemiológica da rede municipal de saúde, a vacinação anual é importante porque confere imunidade transitória anual. "A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus influenza e interfere ainda nas doenças respiratórias, reduzindo a hospitalização e óbitos causados pelas complicações”, finalizou.

Saiba mais sobre a vacina da gripe: * As vacinas utilizadas protegem contra três cepas versões do vírus de influenza: A H1N1, A H3N2 e B. Estas cepas são escolhidas a cada ano visando a prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada seguinte.

* A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e à morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

* É transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

* A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, por isso a recomendação de manter ambientes ventilados.

* O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. Os sintomas da doença são variáveis: vão desde a infecção assintomática, até formas graves. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sinais e sintomas que são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios tosse seca, dor de garganta e coriza, que persistem por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Logo do Facebook Deixe seu comentário