Descalvado realizou X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Descalvado realizou X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Webmaster 09/05/2015 - 01:01
Evento debateu direitos das crianças e adolescentes, inclusive com a participação dos mesmos

Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, aconteceu nos dias 23 e 24 de abril, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Descalvado. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente COMUCRA, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Estiveram presentes durante a Conferência, o prefeito Henrique Fernando do Nascimento, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela Clemente do Nascimento, representantes de secretarias municipais, conselheiras tutelares, diretores e alunos da rede municipal de educação, sociedade civil, dentre outros segmentos interessados em debater o assunto.

Durante o seu pronunciamento, o prefeito destacou: ”este espaço da Conferência, com a presença de vocês, crianças e jovens e representantes dos diversos segmentos, é o local apropriado para debater e apresentar propostas que demonstrem o que esperam do Poder Público como parceiro na construção de um mundo mais justo e humano, destacadamente no que diz respeito a atender as demandas das crianças e adolescentes”.

A Conferência Municipal teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como fomentar a criação e o fortalecimento dos espaços de participação de crianças e adolescentes nos conselhos de direitos, nos serviços, nos programas e nos projetos públicos e privados, dentre outros, destinados à infância e à adolescência. Anterior à Conferência Municipal, aconteceu nas dependências do CERD, a Conferência Lúdica, com a participação de crianças e jovens, os quais puderam se envolver em todo o processo de discussão de políticas públicas voltadas para essa parcela da população.

No segundo dia de realização, Os participantes tiveram oportunidade de assistir palestras sobre a temática central da Conferência, ministrada pelo Dr. Jonas Zoli Segura e, "Política Pública e o Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela Dra. Josanete Monteiro.

Os cinco eixos estudados e debatidos nesta etapa municipal foram: a prévia da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de dezembro deste ano, a tratar: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Ao final da Conferência, foram eleitos delegados para representarem o município na etapa regional, sendo eles:

- DELEGADOS ADULTOS
Titulares: Tatiana Antoniazzi, Aaron Salzano Gentil e Edna Camilo
Suplentes: Debora Farias Cabral, Adriana Carlos Rodrigues de Moura e Tânia Mara Paschoal

- DELEGADOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES 6 Titulares e 6 Suplentes
Thiago Montini Chamas; Leandro D. da S. Caetano; Thalia Fernandes, Gabriela Cristina Finotti Ferreira; Camila Cristina Vendranir; Victória Elisa Gomes; Anna Julia de Souza; Lorraine Jamile Borguetti dos Santos; Lara Ariadni Lourenço; Adrianis Ribeiro; Julia Mariano e Livian H. Paschoal Félix.

Logo do Facebook Deixe seu comentário