Pacientes ostomizados podem contar com cartão de identificação

Pacientes ostomizados podem contar com cartão de identificação

Webmaster 23/05/2015 - 10:38
Sebastião José Ricci, vereador, encaminha ao prefeito Henrique Fernando do Nascimento, anteprojeto que cria o “Cartão de Identificação De Pessoas Ostomizadas”, no Município. O objetivo é garantir ao paciente a plena fruição de seus direitos enquanto pessoa com deficiência, evitando constrangimentos em público.

A Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão, como por exemplo, um trecho do tubo digestivo ou do aparelho respiratório, a fim de manter uma comunicação com o meio externo, necessitando o uso de bolsas coletoras de fezes e urina.

“Há casos em que o paciente teve que apresentar a bolsa de colostomia para demonstrar a terceiros e servidores públicos a comprovação de sua condição médica. Isso é constrangedor e indigno a qualquer pessoa”, desabafou Ricci.

A substituição da bolsa de colostomia tem de ser realizada constantemente para a higiene e saúde do paciente, o que acaba encarecendo o custo do tratamento. Por isso, a distribuição das bolsas pelo SUS é garantida por lei.

“O que falta é criar um mecanismo, como uma carteirinha, para esses pacientes e/ou seus representantes retirarem o material em postos de saúde sem qualquer constrangimento”, finalizou Ricci.

O Anteprojeto foi encaminhado ao Prefeito Henrique, na expectativa de que o mesmo o retorne em Projeto de Lei para instituir o cartão.

Logo do Facebook Deixe seu comentário