Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Pacientes ostomizados podem contar com cartão de identificação

23/05/2015

Sebastião José Ricci, vereador, encaminha ao prefeito Henrique Fernando do Nascimento, anteprojeto que cria o “Cartão de Identificação De Pessoas Ostomizadas”, no Município. O objetivo é garantir ao paciente a plena fruição de seus direitos enquanto pessoa com deficiência, evitando constrangimentos em público.

A Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão, como por exemplo, um trecho do tubo digestivo ou do aparelho respiratório, a fim de manter uma comunicação com o meio externo, necessitando o uso de bolsas coletoras de fezes e urina.

“Há casos em que o paciente teve que apresentar a bolsa de colostomia para demonstrar a terceiros e servidores públicos a comprovação de sua condição médica. Isso é constrangedor e indigno a qualquer pessoa”, desabafou Ricci.

A substituição da bolsa de colostomia tem de ser realizada constantemente para a higiene e saúde do paciente, o que acaba encarecendo o custo do tratamento. Por isso, a distribuição das bolsas pelo SUS é garantida por lei.

“O que falta é criar um mecanismo, como uma carteirinha, para esses pacientes e/ou seus representantes retirarem o material em postos de saúde sem qualquer constrangimento”, finalizou Ricci.

O Anteprojeto foi encaminhado ao Prefeito Henrique, na expectativa de que o mesmo o retorne em Projeto de Lei para instituir o cartão.



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados