Descarte correto de 5.500 lâmpadas fluorescentes é feito por secretarias municipais

Descarte correto de 5.500 lâmpadas fluorescentes é feito por secretarias municipais

Webmaster 23/05/2015 - 10:46
Medida visa cuidados com o meio ambiente, além de ser o cumprimento à legislação federal


Um dos descartes de resíduos sólidos mais preocupantes para o meio ambiente é o das lâmpadas fluorescentes, pois elas são altamente tóxicas e não podem ser jogadas no lixo comum. O correto é levar para um ponto de coleta, como lojas de material de construção. De lá, as lâmpadas são encaminhadas para fábricas que fazem a descontaminação. Primeiro, elas são classificadas por tamanho. Depois, são retiradas as peças em metal, que são encaminhadas para fundições. Em seguida, a lâmpada é triturada.

O processo seguinte é a retirada das substâncias tóxicas, como o mercúrio, que vai para institutos de pesquisas. O vidro que sobra é levado para reciclagem na indústria cerâmica.

Pela nova lei do lixo, os fabricantes são responsáveis por recolher as lâmpadas que não servem mais. Porém, enquanto isso não acontece, a Prefeitura, através das Secretarias Municipais têm tomado as devidas providências. Nesta semana, as pasta da Educação e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, descartaram o passivo de lâmpadas fluorescentes existentes em todos os setores da Prefeitura, desde postinhos de saúde, escolas municipais, secretarias e Paço Municipal, totalizando 5.533 lâmpadas descartadas ambientalmente corretas, através de contratação de empresa especializada na retirada e destino das mesmas.

A medida foi necessária visando seguir as normas que regem a Lei Federal n° 12.305 de 2 de agosto de 2010, que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. “Tínhamos que dar um destino ambientalmente adequado a esse tipo de resíduo, embora ele seja passivo de logística reversa, onde o fabricante fica obrigado a dar o destino final das lâmpadas queimadas. Ainda não é o que se tem visto acontecer, por isso órgãos públicos e empresas privadas ainda encontram dificuldades no descarte das lâmpadas, tendo na grande maioria das vezes que pagar para se obter o destino correto”, explicou o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino.

A SEMARH através do setor de Fiscalização Ambiental Municipal, estará a longo prazo realizando visitas nos estabelecimentos que comercializam esse tipo de resíduo no intuito de orientar os mesmos sobre o descarte adequado dessas lâmpadas e demais resíduos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário