Projeto da “Casa do Leite” será retomado em parceria com produtores da região

Projeto da “Casa do Leite” será retomado em parceria com produtores da região

Webmaster 23/05/2015 - 10:49
Membros da Associação de Produtores de Leite de Descalvado estiveram reunidos nesta semana com o prefeito Henrique Fernando do Nascimento, além de membros da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para as primeiras tratativas da retomada da Casa do Leite, projeto de laticínio iniciado há cinco anos, o qual prevê o alojamento dos equipamentos o beneficiamento do leite produzido em Descalvado.

Todo o equipamento necessário para a miniusina de beneficiamento do leite teve um custo aproximado de R$ 123 mil custeados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, porém, no decorrer da obra, os custos foram se ampliando não sendo mais possível ser suportado pela administração. Na ocasião, a Associação dos Produtores de Leite, que contava com pelo menos 45 membros, decidiu arcar com o término das obras. Acontece que, de lá para cá também houve uma desistência dos seus membros, hoje contando a associação com apenas 12 produtores, o que inviabilizou a continuidade da edificação, que encontra em fase de conclusão.

“A informação que os membros da Associação me trouxeram é a de que foram procurados por produtores de leite da região aqui da Aparecida da Babilônia, os quais têm interesse em se unir, para poderem rachar as despesas de custeio, produção, bem como ampliar o poder de negociação de seus produtos no mercado. Mediante uma nova realidade, a associação está se mobilizando para a criação de uma cooperativa, pois assim sendo, além de melhores condições, ela arcaria com menos encargos, tantos trabalhistas quanto tributários. Nós da Administração municipal, iremos dar todo o apoio necessário, para que a Casa do Leite passe a funcionar, definitivamente”, explicou o prefeito Henrique.

De acordo com o que ficou definido na reunião, que inclusive contou com a participação de um produtor de leite de São Carlos, interessado em somar esforços com a associação descalvadense, um levantamento de custos para a finalização da obra será feito e apresentado ao Poder Público. Se houver a disponibilidade financeira, a Prefeitura dará o seu aporte. Em não sendo possível, a cooperativa deverá disponibilizar os meios para que o projeto seja concluído e passe a funcionar, como deveria estar ocorrendo já há alguns anos.

A Casa do Leite, além da parceria com a Associação dos Produtores de Leite, também tem a supervisão direta do Sebrae, que disponibiliza toda a assessoria e treinamento necessários. Os associados participam ativamente de cursos, palestras, workshops e oficinas gratuitas, sendo a Instituição um grande parceiro no sentido de orientar e assessorar as demandas da Associação.

SOBRE A CASA DO LEITE - Houve por parte do Poder Público um grande incentivo à agricultura familiar, com a formação dos APLs Arranjos Produtivos Locais da cadeia produtora de mel, leite e hortifrutis. São conjuntos de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

Em 2012, o Poder Legislativo local aprovou o Projeto de Lei nº 65/2012, que instituiu o SIM Serviço de Inspeção Municipal, um conjunto de procedimentos para aferir o controle fitossanitário da industrialização de alimentos de origem animal e vegetal em Descalvado e avaliar a qualidade dos produtos. A criação do SIM beneficia todos os integrantes da APLD, que além de tirá-los da informalidade, permite sua entrada em novos mercados, como por exemplo, padarias, mercearias, quitandas, supermercados, entre outros. Os efeitos desta ação promovem a geração de empregos e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade.

Mas, para isso, a Casa do Leite tem que estar em funcionalidade.

EXPECTATIVA - o governo federal criou uma lei obrigando as prefeituras a comprarem 30% dos produtos destinados à merenda escolar, provenientes da agricultura familiar, das cooperativas e associações, por intermédio do PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar. Essa é uma das formas de escoamento da produção do pequeno produtor, mas para isso o produto deve ter passado pelo processo de beneficiamento e rotulação.

Assim que tudo estiver funcionando e os produtos passarem pela padronização adequada, a Casa do Leite estará fornecendo para a Administração Pública dentro da demanda necessária.

MARCA E EMBALAGEM
A APLD é detentora da marca “Simplesmente”, legalmente registrada no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sob o Nº 2197 em 13 de fevereiro de 2013. A marca dará nome aos produtos que serão beneficiados e comercializados.

Logo do Facebook Deixe seu comentário