Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

I Conferência discutiu direitos dos idosos em Descalvado

30/05/2015

Realizada pelo Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, aconteceu na quinta-feira, 28, a I Conferência Municipal de Direitos dos Idosos, sob o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. O evento aconteceu nas dependências do Clube Acalanto, onde estiveram representados a sociedade civil, entidades que lidam diretamente com essa parcela da população, além do Poder Público, através do prefeito Henrique Fernando do Nascimento e da vereadora Ana Paula Peripato Guerra.

Inédita em Descalvado, a Conferência, sob a coordenação da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Isabel Bonani Tessarim, teve como objetivos debater temas relevantes para o campo do envelhecimento; a sensibilização da sociedade para o contexto de envelhecimento da população; a mobilização da população do município - especialmente a idosa, - para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; além de fortalecimento do compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa.

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Henrique destacou a importância da conferência, a primeira em nosso município: “Temos que olhar com muito carinho e respeito para com os nossos idosos, pois muitos contribuíram para o desenvolvimento da cidade. E essa Conferência demonstra a nossa preocupação em procurar entender os anseios e desejos dos cidadãos mais experientes. É respeitar o passado das gerações mais antigas\".

Henrique considerou a realização da conferência como um avanço, relembrando as ações que a Prefeitura vem empreendendo em favor das pessoas idosas, em atendimento ao Artigo 3º do Estatuto do Idoso, merecendo o reconhecimento das pessoas beneficiadas.

“A obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público é assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”, é o que afirma o Estatuto do Idoso.

Ainda durante o período da manhã, os presentes acompanharam a palestra magna, proferida pela Mestre em Gerontologia e fonoaudióloga Sandra Regina Gomes, que discorreu sobre o tema da Conferência. Já na segunda parte do evento, na formação e discussão de grupos, foram debatidos quatro eixos temáticos: gestão, financiamento, participação e sistema de garantias dos direitos humanos.

A Conferência culminou com a eleição de dois representantes - um da sociedade civil e outro do setor público, para a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados