I Conferência discutiu direitos dos idosos em Descalvado

I Conferência discutiu direitos dos idosos em Descalvado

Webmaster 30/05/2015 - 00:01
Realizada pelo Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, aconteceu na quinta-feira, 28, a I Conferência Municipal de Direitos dos Idosos, sob o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. O evento aconteceu nas dependências do Clube Acalanto, onde estiveram representados a sociedade civil, entidades que lidam diretamente com essa parcela da população, além do Poder Público, através do prefeito Henrique Fernando do Nascimento e da vereadora Ana Paula Peripato Guerra.

Inédita em Descalvado, a Conferência, sob a coordenação da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Isabel Bonani Tessarim, teve como objetivos debater temas relevantes para o campo do envelhecimento; a sensibilização da sociedade para o contexto de envelhecimento da população; a mobilização da população do município - especialmente a idosa, - para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; além de fortalecimento do compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa.

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Henrique destacou a importância da conferência, a primeira em nosso município: “Temos que olhar com muito carinho e respeito para com os nossos idosos, pois muitos contribuíram para o desenvolvimento da cidade. E essa Conferência demonstra a nossa preocupação em procurar entender os anseios e desejos dos cidadãos mais experientes. É respeitar o passado das gerações mais antigas".

Henrique considerou a realização da conferência como um avanço, relembrando as ações que a Prefeitura vem empreendendo em favor das pessoas idosas, em atendimento ao Artigo 3º do Estatuto do Idoso, merecendo o reconhecimento das pessoas beneficiadas.

“A obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público é assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”, é o que afirma o Estatuto do Idoso.

Ainda durante o período da manhã, os presentes acompanharam a palestra magna, proferida pela Mestre em Gerontologia e fonoaudióloga Sandra Regina Gomes, que discorreu sobre o tema da Conferência. Já na segunda parte do evento, na formação e discussão de grupos, foram debatidos quatro eixos temáticos: gestão, financiamento, participação e sistema de garantias dos direitos humanos.

A Conferência culminou com a eleição de dois representantes - um da sociedade civil e outro do setor público, para a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Logo do Facebook Deixe seu comentário