21ª Semana Nenete de Música Sertaneja em Pirassununga

21ª Semana Nenete de Música Sertaneja em Pirassununga

Webmaster 01/06/2015 - 08:00
Evento do calendário turístico da Secretaria de Cultura, gera emprego e renda de forma substancial a população que, direta e indiretamente, se beneficia, nos mais diferentes segmentos, do fluxo crescente de turistas que se observa a cada ano.




Acontece de 09 à 12 de julho próximo, no Centro Cultural de Eventos “Dona Belila” a 21ª Semana Nenete de Música Sertaneja, a grande festa da cultura popular do interior paulista criada através da Lei Municipal n.º 2.656/95.

Famosa pela pinga que produz e exporta, a cidade se consolida como um dos mais importantes centros da cultura caipira do interior paulista.

A 21ª Semana Nenete de Música Sertaneja, a grande vitrine dessa celebração, acontece de 9 a 12 de julho próximo, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila. A festa presta tributo ao cantor e compositor Nenete, de saudosa memória, que integrava o “Trio de Ouro do Rádio Brasileiro”: Nenete, Dorinho e Nardelli, resgata e fortalece a identidade cultural caipira através das modas de viola, rezas e devoções, pratos típicos da cozinha caipira, danças folclóricas, saberes e fazeres da tradição oral, entre outros encantos. A “grande festa da cultura caipira do interior paulista”, como também é conhecida, tem Saci Pererê sua mascote e a saudosa Inezita Barroso sua madrinha.

Terra natal de Cacilda Becker, a diva do teatro brasileiro, e de tantos outros adjetivos - “Cidade Simpatia do Vale do Mogi”, “Capital Mundial da Caninha” e “Ninho das Águas Brasileiras” por sediar a Academia da Força Aérea e a Esquadrilha da Fumaça - Pirassununga recebe, na Semana Nenete, visitantes de diversos pontos do país.

A estimativa de público para este ano para a Semana Nenete de Música Sertaneja, referência do turismo cultural regional, deve ultrapassar 80 mil visitantes, nos quatro dias de festa, superlotando hotéis, pousadas, casas e chácaras de lazer, residências e pesqueiros localizados às margens do rio Mogi Guaçu.

Realizado pela 21ª vez consecutiva, a Semana Nenete é o evento do calendário turístico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que gera emprego e renda de forma substancial a população que, direta e indiretamente, se beneficia, nos mais diferentes segmentos, do fluxo crescente de turistas que se observa a cada ano.

O festival gastronômico-turístico-cultural, de caráter filantrópico e sem a cobrança de ingressos, terá o mais completo cardápio de comida típica caipira, performances teatrais, apresentações de danças folclóricas e entrega de comendas as famílias tradicionais e personalidades que lutam para preservar valores da nossa cultura popular.

A programação de shows ao vivo reunirá grandes nomes da música brasileira de raiz, Roda de Violeiros, Missa Sertaneja, Procissão dos Andores, Procissão dos Cavaleiros, entre outros atrativos.

Quem foi Nenete?
Waldemar Castellar De Franceschi, o Nenete, nasceu em Santa Adélia, interior paulista, em 1919. Chegou a Pirassununga com 10 anos e iniciou sua carreira artística nos anos de 1940, formando duplas com Ninote, Nininha, Ninão, Zé Pinhão e Luizinho.

Nenete conheceu Dorinho em 1954 e depois, com o sanfoneiro Nardelli, formaram o trio mais premiado do Brasil: Nenete, Dorinho & Nardelli.

Compôs e gravou mais de 400 músicas. Só pela Gravadora RCA Victor lançou 60 discos 78 RPM, 22 long plays, 16 compactos duplos e 28 compactos simples. Nenete faleceu em 1988, mas suas músicas são tocadas até hoje nas rádios em todo o Brasil.

http://www.reporternaressi.com.br/

Logo do Facebook Deixe seu comentário