Disputa com robôs deve atrair 1,3 mil no fim de semana em São Carlos

Disputa com robôs deve atrair 1,3 mil no fim de semana em São Carlos

Webmaster 13/06/2015 - 00:01
Etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada na USP São Carlos.
Evento vai reunir 200 equipes de escolas públicas e particulares da região.



Acontece neste fim de semana, na Universidade de São Paulo USP, emSão Carlos SP, a modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR. Gratuita, a competição ocorrerá das 8h30 às 18h30 tanto no sábado 13 quanto no domingo 14 e haverá empresas disponibilizando kits para que o público possa conferir como montar e programar um robô. A expectativa dos organizadores é de que a ação atraia 1,3 mil pessoas.

O evento vai reunir 200 equipes de escolas públicas e particulares da região no ginásio de esportes do campus I da universidade e terá dois níveis de disputa: o nível 1, voltado aos alunos do ensino fundamental, e o nível 2, para estudantes do ensino médio e técnico.

No nível 1, há uma simulação de resgate e o robô competidor precisa encontrar uma vítima, superando adversidades. Já no nível 2, além de encontrar a vítima, o robô deve resgatá-la, passando também por obstáculos. Cada nível conta com três rodadas, nas categorias fácil, médio e difícil, e os melhores classificados vão disputar a etapa estadual no dia 8 de agosto.

Crescimento
Em 2014, o evento atraiu 99 equipes e, neste ano, o número dobrou. Para Roseli Romero, vice-coordenadora do Centro de Robótica de São Carlos e professora do ICMC, o sucesso está relacionado ao que a robótica pode representar para os estudantes. “Um fator importante e que motiva o aluno é o fato dele perceber, por meio da robótica, que ele pode exercer o poder de criação que possui e ver que ele é capaz de propor algo novo, feito por ele e que funciona”.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário