Descalvado, 28 de Janeiro de 2022 Busca:   
Descalvado

Equipe de controle de zoonoses promove contenção de morcegos em propriedade rural do município

13/06/2015

Há alguns dias, o chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Inspeção Animal e Sanitária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Xavier, acompanhado de técnicos da CAT, esteve na propriedade rural localizada no município denominada Sítio Conquista, onde foi necessária a realização de uma contenção noturna, de morcegos, os quais segundo o proprietário, vinham atacando o gado.

“Nós fomos acionados pelo proprietário do Sítio, que relatou o ataque de morcegos ao gado. Fomos até o local durante o dia, porém, houve a necessidade de voltarmos, só que desta vez, à noite, quando o morcego é mais facilmente encontrado. Na ocasião conseguimos capturar alguns deles, mas dentro em breve iremos retornar ao local, porque há a necessidade da contenção desses sinantrópicos”, explicou Márcio.

Segundo o chefe da seção de Controle de Zoonoses, esse tipo de trabalho é contínuo e, independente de serem acionados ou não, pelo menos uma vez por mês, ele percorre grutas e propriedades, visando a ‘prevenção’ dos ataques.

No caso da contenção dos morcegos, é feita a captura e posteriormente a aplicação de uma pasta vampericida. Um único morcego ‘passa’ esta pasta para outros 10 e a eliminação vai acontecendo em cadeia.

No seu dia a dia, Márcio percorre diversos lugares inóspitos, tanto durante o dia quanto a noite e, para poder atuar, ele recebe constantemente vacinas, para a imunização de seu organismo.

“É um trabalho que exige cuidado, atenção. Muitas vezes tenho que entrar em cada lugar!! Mas é algo que eu sempre gostei de fazer. Estou nesta função desde 2013 e tem dado certo”, diz Márcio.

ORIENTAÇÕES - Embora os morcegos sejam animais importantes ao equilíbrio do meio ambiente, sua proximidade nos centros urbanos causa sérios problemas de saúde pública, entre eles a transmissão da raiva. Além disso, os abrigos em forros de imóveis, árvores de calçadas e praças podem transmitir doenças por acúmulo de fezes, como a histoplasmose, doença pulmonar transmitida por fungos na poeira das fezes secas.

Há mais de mil espécies de morcegos. Apenas três são hematófagas que alimentam-se de sangue. Duas alimentam-se de sangue de aves e apenas uma alimenta-se de sangue dos mamíferos. Mas qualquer das espécies, como mamíferos que são, podem adquirir a raiva e por viverem em colônias e terem o hábito de se lamberem uns aos outros, acabam transmitindo a raiva pela saliva a outros integrantes do bando.

Os hábitos dos morcegos são noturnos. Se um morcego estiver voando durante o dia ou cães e gatos caçarem um morcego, deve-se imediatamente entrar em contato com a Seção de Controle de Zoonoses telefone 3583.3052.

O morcego nunca deve ser tocado, mesmo se estiver morto. Caso o animal seja encontrado caído no chão, deve-se informar à Seção, que enviará um funcionário treinado e vacinado até o local, o morcego será recolhido e enviado imediatamente ao Instituto Pasteur para exames antirrábicos. Constatando-se a contaminação pelo vírus da raiva, os animais que tiveram contato com o morcego ficarão sob observação por pelo menos dez dias e receberão a vacina. Caso ocorra qualquer tipo de contato ou agressão deve-se procurar o serviço de saúde imediatamente.


Voltar


Equipe de controle de zoonoses promove contenção de morcegos em propriedade rural do município


 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2022 - Todos os direitos reservados