Equipe de controle de zoonoses promove contenção de morcegos em propriedade rural do muni

Equipe de controle de zoonoses promove contenção de morcegos em propriedade rural do município

Webmaster 13/06/2015 - 00:01
Há alguns dias, o chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Inspeção Animal e Sanitária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Xavier, acompanhado de técnicos da CAT, esteve na propriedade rural localizada no município denominada Sítio Conquista, onde foi necessária a realização de uma contenção noturna, de morcegos, os quais segundo o proprietário, vinham atacando o gado.

“Nós fomos acionados pelo proprietário do Sítio, que relatou o ataque de morcegos ao gado. Fomos até o local durante o dia, porém, houve a necessidade de voltarmos, só que desta vez, à noite, quando o morcego é mais facilmente encontrado. Na ocasião conseguimos capturar alguns deles, mas dentro em breve iremos retornar ao local, porque há a necessidade da contenção desses sinantrópicos”, explicou Márcio.

Segundo o chefe da seção de Controle de Zoonoses, esse tipo de trabalho é contínuo e, independente de serem acionados ou não, pelo menos uma vez por mês, ele percorre grutas e propriedades, visando a ‘prevenção’ dos ataques.

No caso da contenção dos morcegos, é feita a captura e posteriormente a aplicação de uma pasta vampericida. Um único morcego ‘passa’ esta pasta para outros 10 e a eliminação vai acontecendo em cadeia.

No seu dia a dia, Márcio percorre diversos lugares inóspitos, tanto durante o dia quanto a noite e, para poder atuar, ele recebe constantemente vacinas, para a imunização de seu organismo.

“É um trabalho que exige cuidado, atenção. Muitas vezes tenho que entrar em cada lugar!! Mas é algo que eu sempre gostei de fazer. Estou nesta função desde 2013 e tem dado certo”, diz Márcio.

ORIENTAÇÕES - Embora os morcegos sejam animais importantes ao equilíbrio do meio ambiente, sua proximidade nos centros urbanos causa sérios problemas de saúde pública, entre eles a transmissão da raiva. Além disso, os abrigos em forros de imóveis, árvores de calçadas e praças podem transmitir doenças por acúmulo de fezes, como a histoplasmose, doença pulmonar transmitida por fungos na poeira das fezes secas.

Há mais de mil espécies de morcegos. Apenas três são hematófagas que alimentam-se de sangue. Duas alimentam-se de sangue de aves e apenas uma alimenta-se de sangue dos mamíferos. Mas qualquer das espécies, como mamíferos que são, podem adquirir a raiva e por viverem em colônias e terem o hábito de se lamberem uns aos outros, acabam transmitindo a raiva pela saliva a outros integrantes do bando.

Os hábitos dos morcegos são noturnos. Se um morcego estiver voando durante o dia ou cães e gatos caçarem um morcego, deve-se imediatamente entrar em contato com a Seção de Controle de Zoonoses telefone 3583.3052.

O morcego nunca deve ser tocado, mesmo se estiver morto. Caso o animal seja encontrado caído no chão, deve-se informar à Seção, que enviará um funcionário treinado e vacinado até o local, o morcego será recolhido e enviado imediatamente ao Instituto Pasteur para exames antirrábicos. Constatando-se a contaminação pelo vírus da raiva, os animais que tiveram contato com o morcego ficarão sob observação por pelo menos dez dias e receberão a vacina. Caso ocorra qualquer tipo de contato ou agressão deve-se procurar o serviço de saúde imediatamente.
Logo do Facebook Deixe seu comentário