Governador Alckmin inaugura novo laboratório de análises de alimentos em Descalvado

Governador Alckmin inaugura novo laboratório de análises de alimentos em Descalvado

Webmaster 03/07/2015 - 00:00
Descalvado é hoje um grande centro de ração animal, disse o governo durante seu discurso.

A cidade de Descalvado acaba de ganhar a ampliação do Laboratório de Controle Microbiológico do Instituto Biológico IB-APTA. O Governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 2, um dos poucos laboratórios no Brasil que atesta a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vistas à exportação de material genético. Além do governador do estado, estiveram presentes também o Secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim, o Prefeito de Descalvado Henrique Fernando do Nascimento, o Deputado Aldo Demarchi, os ex-prefeitos Anderson Sposito, Luiz Antonio Panone e José Carlos Calza, bem como os vereadores Helton Venâncio, José Sebastião Ricci, Argeu Rishini, Vick Francisco, Paula Peripato, e outras autoridades da região.

O Instituto Biológico, fundado em 1981, já vem realizando análises microbiológicas em fábricas de rações no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, em Descalvado, desde 2009, assim como os ensaios para diagnósticos de doenças das aves. Com o novo espaço, o IB pretende aumentar consideravelmente as oito mil análises que já realiza, ser acreditado pelo Inmetro e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA para poder emitir resultados oficiais de ensaios laboratoriais em produtos destinado ao mercado externo. A expectativa é que o Instituto Biológico consiga esta certificação em um ano.

"Hoje, se você não tiver certificação e sanidade, não vai a lugar nenhum. Então é fundamental esse trabalho de sanidade e segurança alimentar. Os alimentos são testados aqui. Descalvado é hoje um grande centro de ração animal. Tem muitas indústrias aqui e isso tudo é certificado. Então, é um laboratório estratégico para o desenvolvimento e segurança alimentar", explicou Alckmin.

O investimento para construção do novo espaço para o laboratório e a compra de equipamentos foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 836 mil oriundos do Tesouro do Estado e o restante de captação do Instituto Biológico. Com a nova unidade, espera-se aumentar a capacidade operacional do Instituto, implementar novos ensaios laboratoriais, incrementar a prestação de serviços, ampliar suas linhas de pesquisa científica, melhorar o atendimento aos setores do agronegócio e aumentar o número de clientes. Atualmente, o IB realiza análises de qualidade microbiológica de alimentos para empresas de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Localização estratégica
A localização da unidade em Descalvado é importante, pois a região paulista possui empresas do setor de alimentos, inseridas nas áreas de leite e derivados, carne de frango e subprodutos. A produção de alimentos com matéria-prima de origem animal traz riscos de contaminação dos produtos, por conta dos micro-organismos presentes nos animais e das condições de higiene durante o processamento.

O mercado de rações é outro segmento importante que poderá ser atendido pelo Instituto Biológico: a comercialização de ração para cachorro não exige análises relacionadas à salmonela. A salmonela provoca doenças em humanos, daí o interesse das indústrias de ração nesse tipo de análise.

De acordo com a União Brasileira de Avicultura UBABEF, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Cerca de 90% de todo o material exportado pelo Estado de São Paulo passa pelo Instituto Biológico para comprovar a sanidade.
Logo do Facebook Deixe seu comentário