Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Equipe faz "faxina" nas tubulações da rede de esgoto de Porto Ferreira

08/07/2015

Nesta semana, até um cachorro foi parar na estação de tratamento da cidade.
Trabalho evita os transbordamentos e o retorno de materiais nas residências



Funcionários da concessionária responsável pelo abastecimento em Porto Ferreira SP estão percorrendo as ruas da cidade para efetuar a limpeza da rede de esgoto. Nesta semana, até um cachorro de grande porte foi parar na estação de tratamento do município.

O caminhão usado no trabalho é carregado com água. Os trabalhadores colocam mangueiras nos canos e soltam um forte jato com muita pressão. Cada operação lava 1,5 mil metros de tubulação e, quando as equipes puxam a mangueira de volta, acham de tudo.

“Cabelo, clips, cadarço, fio dental”, contou o analista de planejamento Marco Falcão Vieira. De acordo com a empresa, também é muito comum encontrar garrafas, papel higiênico, absorventes e fralda descartável.

O óleo de cozinha é outro problema. Ao secar, ele adere às paredes das tubulações e o acúmulo provoca entupimento. Além disso, como apenas 25% do esgoto da cidade é tratado, quando a gordura não é recolhida nas ações de limpeza, pode ir parar no Rio Mogi, contaminando a água.

Estrutura
Desenvolvidos com diâmetros específicos para transportar os efluentes dos imóveis, os canos estão preparados para receber apenas o líquido que vem dos banheiros, da cozinha e da lavanderia. Qualquer material sólido jogado nesses locais pode sobrecarregar o sistema e atrapalhar os próprios moradores. “Causa transbordamentos nos nossos poços de visita que ficam na rua e retorno de esgoto na própria residência”, afirmou Lorena Cristina de Lima Santos, coordenadora de rede.

Outro problema é o despejo de água da chuva no sistema de esgoto. Como não foram dimensionadas para esse fim, as tubulações acabam sobrecarregadas com o descarte de água pluvial.

A recomendação, nesse caso, é não conectar as calhas e ralos ao sistema de esgoto. Segundo a empresa, a água da chuva coletada nesses pontos deve ser lançada diretamente na rua, na sarjeta, onde o volume é escoado para as bocas de lobo e galerias subterrâneas.

Denúncias
O telefone para denunciar ligações irregulares no esgoto ou reclamar de entupimento na cidade é 0800-771-0001.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados