Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Pesquisadores da USP apresentam caminhão que dispensa motorista

15/07/2015

Protótipo é o primeiro do gênero desenvolvido no Brasil e passou em testes.
Estudo para a criação do modelo foi realizado nos campi de São Carlos.



Pesquisadores da Universidade de São Paulo USP em São Carlos desenvolveram um caminhão que não precisa de motorista. O protótipo, primeiro do gênero criado no Brasil, já passou por todos os testes e foi apresentado no campus II da instituição.

O veículo pode ser dirigido de forma autônoma e o motorista fica livre para fazer outras atividades enquanto transporta a carga, explicou Valdir Grassi Junior, pesquisador da Escola de Engenharia de São Carlos EESC-USP. "Outra aplicação é em ambientes confinados, por exemplo, um pátio de carga e descarga”.

O caminhão funciona com a ajuda de sensores. Na frente dele, foram instalados radares e câmeras para detectar os obstáculos e, juntos, eles conseguem estimar a distância e a forma dos objetos mesmo à noite, debaixo de chuva forte ou neblina intensa.

Também foram inseridas antenas de GPS de alta precisão que informam a posição exata e a orientação do caminhão, evitando que ele ultrapasse as faixas e invada a pista contrária.

Dentro da cabine, foram feitas modificações elétricas e mecânicas para que o sistema possa controlar sozinho o freio, o acelerador e o volante. Tudo é comandado por um programa de computador capaz de interpretar as informações recebidas e tomar a decisão de como agir.

“Obtém informação dos sensores e ele tem que tomar uma decisão muito rápida de quantos graus ele deve virar o volante e de quanto ele deve acelerar ou frear”, disse Denis Wolf, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP.

Convidado para testar o protótipo, o caminhoneiro Djonatha Junckes aprovou a ideia. "No começo, você fica meio instável, sem saber qual vai ser a reação do caminhão. Mas depois vê que o sistema é totalmente confiável e vem para trazer mais conforto e mais segurança para o motorista”.



G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados