Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Projeto Superação promove ações para adotar quarto SUS na Santa Casa de Piracicaba

16/07/2015

A campanha Adote Um Quarto SUS e Faça a Diferença, lançada há três anos pela Santa Casa de Piracicaba para reformar os 72 quartos que o Hospital disponibiliza para internações pelo Sistema Único de Saúde SUS, ganhou mais um forte aliado: o Projeto Superação que, por iniciativa do vereador André Bandeira, promoverá uma série de ações para arrecadar os R$35 mil necessários à adoção de um quarto.

A primeira dessas ações será a Feijoada Solidária, marcada para o próximo dia 19 de julho, na Chácara São Miguel, que fica no km 162,2 da Rodovia Piracicaba-Anhembi, próximo à capela do bairro Água Bonita. O ingresso custa R$45,00 e pode ser adquirido pelos telefones 9.9779-1582 e 9.9737-0079, com direito à bebida e sobremesa. A feijoada será servida no local, no período das 12 às 17 horas, e terá como atrações musicais o grupo de pagode Intuisamba a dupla sertaneja Leo e Dan.

A coordenadora da Superação, Dulci Bandeira, revela que o programa foi instituído há seis anos com a proposta de reunir pessoas dispostas a trabalhar temas relacionados à acessibilidade, inclusão e respeito através de diversas ações. Como exemplo, ela cita o amplo trabalho desenvolvido junto à Câmara de Vereadores e à Prefeitura Municipal para aprovação de Lei Municipal que obriga a adequação de calçadas e fachadas de acordo com as normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas, de acessibilidade, de maneira a facilitar a locomoção de pessoas com algum tipo de deficiência.

Outro exemplo tem sido e arrecadação de lacres de latas de cerveja e refrigerantes, trocados por cadeiras de rodas doadas a entidades assistenciais da cidade. “Em três anos de campanha, conseguimos 53 cadeiras”, disse, mostrando-se otimista com a possibilidade de adotar um quarto SUS na Santa Casa. “Trata-se de uma causa nobre que conta com todo nosso apoio”, disse.

O provedor da Santa Casa, Adilson Zampieri, enalteceu a iniciativa, lembrando que cerca de 1.000 pessoas passam todos os meses pelos 72 quartos que compõem as Unidades de Internação SUS na Santa Casa. “A adoção dos quartos SUS tem revelado o comprometimento que empresas, entidades e pessoas físicas têm com a cidade e, sobretudo, com a população mais carente, que depende do SUS para ter acesso à assistência médico-hospitalar necessária à manutenção de sua qualidade de vida”, considerou o provedor ao apontar o compromisso social que, até o momento, resultou na adoção de 36 quartos.

Segundo Zampieri, ao adotar um quarto SUS, é possível investir em sua completa reestruturação, processo que envolve a troca de todos os móveis, remodelação de piso, pintura, tubulação de gases medicinais e adequação do banheiro. Destaque para as TVs LCD e para as camas, que deixam de ser acionadas manualmente para ganhar controle elétrico que amplia a autonomia do paciente e facilita o trabalho da equipe multidisciplinar.



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados