Financiamento fora de bancos é opção para quem quer comprar imóvel

Financiamento fora de bancos é opção para quem quer comprar imóvel

Webmaster 20/07/2015 - 12:45
A recente diminuição no oferecimento do crédito habitacional elevou a procura por alternativas ao financiamento bancário. De acordo com Roberta Villas Boas, gerente de Controladoria da Perplan Urbanização e Empreendimentos, o comprador tem outras possibilidades de financiar o bem, seja diretamente com as incorporadoras, por carta de crédito ou consórcios. “Normalmente, os clientes optam pelo financiamento direto com instituições financeiras, mas, com a condição atual do crédito e a elevação da taxa de juros, é possível que haja um reforço na utilização do financiamento pelas incorporadoras, intensificando uma prática de mercado que já foi muito utilizada”, explica.

A Perplan, por exemplo, é uma incorporadora que tem uma equipe exclusiva de crédito para analisar as condições de cada cliente, a fim de encontrar o meio mais adequado para o financiamento de imóveis. “Independente da alternativa escolhida para financiar o imóvel, é importante que o comprador tenha uma boa avaliação na análise de crédito. Para isso, além da comprovação de renda, ele deve estar adimplente com os compromissos assumidos, mantendo-se sem quaisquer tipos de restrições em instituições de proteção ao crédito”, completa a especialista.

Testar antes de se comprometer
De acordo com Fabiana Tremeschin, gerente de Financiamento da Piramid Imóveis, antes de se comprometer com a compra de um bem, é fundamental que os clientes testem o novo “orçamento”. Para isso, basta separar a quantidade necessária para pagar a parcela por alguns meses – dessa maneira, é possível saber se a decisão será ideal.

“Não se assuste quando começar o processo. Com uma programação financeira, elaborada com base em gastos mensais fixos e planejamento, é possível chegar às melhores condições para ambas as partes. O processo deve ser acompanhado por especialistas que, ainda durante essa avaliação, podem intervir e auxiliar o cliente em todos os aspectos”, afirma.

Pesquisar antes de fechar negócio é outra dica importante. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste demonstra que é possível economizar até R$ 47 mil ao analisar o custo do financiamento para compra do imóvel entre diversas instituições financeiras.


Crédito: Milagre do Verbo

Logo do Facebook Deixe seu comentário