Prefeitura reduz horário de aulas em escolas municipais de São Carlos

Prefeitura reduz horário de aulas em escolas municipais de São Carlos

Webmaster 30/07/2015 - 09:15
Medida terá início na segunda-feira 3 e gera reclamações de pais de alunos.
Administração afirma que término de contrato com temporários foi a causa.




A Secretaria de Educação de São Carlos SP decidiu reduzir em meia hora o tempo de aula nas escolas municipais da cidade a partir de segunda-feira 3. De acordo com a administração, a medida foi tomada porque o contrato de alguns professores temporários terminou. A Prefeitura informou que no lugar dos temporários serão convocados candidatos aprovados em concurso público. A mudança atinge 13.381 alunos entre educação infantil e ensino fundamental.

No fim do semestre, professores de apoio da rede municipal foram dispensados. Assim, foi preciso reorganizar os horários para que os professores cumprissem a jornada de planejamento das aulas, chamadas de HTPs. “Para cumprir o HTP tenho que ter uma outra pessoa que cuide dessas crianças. Como não podia contratar, tive que reduzir o horário da criança para que ele pudesse cumprir a jornada”, comentou a secretária da Educação de São Carlos, Regina Célia Garcia Fonseca.

Regina Fonseca explicou que os pais que trabalham e precisam deixar os filhos mais cedo na escola podem levar um atestado para a direção. Sobre a redução de jornada de aula, ela acredita que o ensino não será prejudicado. “Na sua grande maioria é creche e educação infantil, que não tem jornada a ser cumprida. Agora as unidades de ensino fundamental tem de 800 a mil horas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para serem trabalhadas, e vamos trabalhar essas 800 horas anuais”, afirmou.

Reclamações
O Sindicato dos Funcionários Públicos diz que em 2013 foi sancionada uma lei municipal para que os professores tivessem tempo livre para a preparação das aulas, mas o comunicado repentino da Prefeitura os pegou de surpresa. “De repente, trocar assim de um dia para o outro é muito complicado porque além de nós sermos servidores, somos pais também, faltou planejamento ou até sentar com o sindicato para chegar a um acordo e solucionar, mas não chegar e implantar assim de repente. Vai cumprir a lei, mas como os pais vão se organizar em uma semana?”, questionou o diretor do sindicato, Gilberto Rodrigues Antunes.

A mudança afeta a rotina das crianças e dos pais, já que a partir de agora serão 30 minutos a menos de aula todos os dias. “Ninguém nos perguntou se faria bem ou mal. Está complicado para todo mundo e é uma situação que nos pegou de surpresa”, reclamou Alessandra da Silva Fonseca.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário