Agentes locais fazem curso básico em Vigilância Sanitária

Agentes locais fazem curso básico em Vigilância Sanitária

Webmaster 31/07/2015 - 20:24
Os agentes José Aparecido Franceschini, Marinês Venâncio Castro e Nádia Miguel Pereira do Amaral Veiga, concluíram recentemente o curso Básico em Vigilância Sanitária, patrocinado pela ANVISA Associação Nacional de Vigilância Sanitária e promovido pela Universidade Federal do Ceará.

Segundo informações dos agentes, foram 08 módulos de capacitação e em todos eles, a aplicação de uma prova, para o acesso às etapas seguintes. “Foram disponibilizadas 4000 vagas para todo o país e, em Descalvado, participamos eu, a Marinês e a Nádia, após correspondermos a todos os critérios. Foi bastante produtivo, pois tivemos acesso as legislações, a vigilância dentro do SUS, regulação, ética profissional e comunicação. Ao final, acabamos trocando experiências e conhecimento entre os participantes, o que acrescentou e muito, o nosso dia a dia”, informou o chefe da Vigilância Sanitária de Descalvado, José Aparecido Franceschini. ´

O objetivo é ampliar a capacidade desses profissionais em identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam em seu campo de atuação. Os conteúdos programados abordam temas sobre Vigilância Sanitária no SUS, riscos sanitários, tecnologias de intervenção e ética no pensar e no fazer voltados para a cidadania.

Inicialmente, foram disponibilizadas 4.000 vagas para todo o País, distribuídas da seguinte forma: 2.922 para profissionais da esfera municipal; 918 para a esfera estadual; e 160 para a esfera federal. No entanto, devido à alta demanda, a ANVISA autorizou o acréscimo de 200 vagas para o curso. Ao todo, participaram do processo seletivo 5.016 candidatos, sendo selecionados 4.200, dos quais os três descalvadenses.

Após concluírem os oito módulos do curso, os agentes passaram por uma avaliação final em que, para receberem seus diplomas tiveram que superar a média de 07. Todos foram aprovados.

Logo do Facebook Deixe seu comentário