Pirassununga poderá se transformar na Central de Vagas de mulheres presas da região

Pirassununga poderá se transformar na Central de Vagas de mulheres presas da região

Webmaster 14/08/2015 - 08:47
O município de Pirassununga/SP que devido a uma ação do então Delegado de Polícia Judiciária, José Henrique Ventura, hoje, chefe da Seccional da cidade de Bragança Paulista/SP, desativou a Cadeia Municipal da cidade, ficando apenas como Central de Vagas e Triagem, recebendo presos das cidades Conchal, Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição e do próprio município, os quais, ao menos duas vezes por semana são transferidos para uma Unidade Prisional da SAP – Secretaria de Administração Penitenciária.

No decorrer do tempo, o Poder Público municipal de Pirassununga/SP construiu uma Cela Especial para receber Adolescentes Infratores da cidade, mas hoje recebe Infratores das cidades de Conchal, Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição, vezes outras de outras localidades.

Até pouco tempo, o município de Leme/SP tinha uma Cadeia Pública Feminina que foi desativada devido à inauguração da Unidade Prisional na cidade de Mogi Guaçu para onde as mulheres presas são enviadas, porém é necessária uma Central de Triagem, pois em muitos casos a pessoa presa permanece na própria Central de Vagas e Triagens como ocorre hoje com os homens com atrasos e pensão alimentícia e também adolescentes que aguardam transferência para uma Fundação Casa, outros devido ao curto período permanece no município pirassununguense.

Central de Mulheres deverá ser em Pirassununga
De acordo com informações não oficiais, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, através da Delegacia Geral de Polícia Civil Judiciária, estaria propensa em reformar uma cela da antiga cadeia pública para receber mulheres presas nas cidades de Conchal, Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição, Engenheiro Coelho, Americana Cordeirópolis, Limeiras e da própria cidade.

Para a reforma do prédio, o município pirassununguense teria que bancar com mão de obras e materiais de construção, isto para receber presas de cidades vizinhas, o que no futuro poderia ser transformada em uma Cadeia de Segurança, tanto para mulheres, homens e adolescentes infratores.

A prefeita Cristina Aparecida do Lessio Batista PDT conversou por telefonia com nossa editoria e deixou claro que sua administração não irá ajudar em tal reforma.

Perigo, Carcereiro, Escoltas e Adolescentes
Manter uma Central de Vagas e Triagem em Pirassununga/SP é loucura por ao menos alguns aspectos;

- Perigo constante de ocorrer rebeliões devido à cela onde estarão às mulheres estar a menos e três metros das celas dos homens.

- Já, há muitos anos não se faz concurso para a função de Carcereiro a, que por sinal já esta extinta, assim, somando todos os carcereirosas pode-se contar nos dedos, o pior, dentro de pouco mais de um ano ou dois todos estes trabalhadores estarão aposentados. Assim, a vigia da Central de Vagas e Triagens fatalmente ficará por conta de Investigadores, Escrivães e olha lá também se não sobrar para Delegados de Polícia.

- Local onde tem mulheres presas vira um inferno devido elas serem levadas ao Pronto Socorro durante todo o dia e noite, neste caso as escoltas ficam por conta da Polícia Militar, desta forma, fatalmente o policiamento de rua poderá reduzir ao máximo devido às constantes idas e vindas do PS.

- A aproximação da Cela Especial para Adolescentes Infratores é outra preocupação, pois, vezes outras eles se rebelam e colocam fogo em colchões, gerando um perigo ainda maior.

A verdade é um só, caso este fato se concretize, quatro celas três para homens e uma para mulher mais a dos adolescentes se transformarão num verdadeiro barril de pólvora.

Autoridades
Esperamos que o Poder Público Municipal, Poder Legislativo, Poder Judiciário e Ministério Público não permitam que isto venha a ocorrer em nossa cidade. Principalmente que a Prefeitura Municipal não faça a reforma.



http://www.reporternaressi.com.br/

Logo do Facebook Deixe seu comentário