Campanha de vacinação contra a pólio acontece neste sábado

Campanha de vacinação contra a pólio acontece neste sábado

Webmaster 14/08/2015 - 13:53
Acontece neste sábado, das 08 às 17h, em todas as unidades de saúde de Descalvado, mais um “Dia D” de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização do cartão de vacinas.

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a campanha tem como público alvo crianças de 06 meses a menores de 05 anos, para vacinação contra Poliomielite e, crianças de 0 meses a menores de 05 anos, para campanha de multivacinação.

É importante que os pais ou responsáveis das crianças compareçam à unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando a caderneta de vacinação para mantê-la atualizada.

“A imunização é muito importante para as crianças, por isso pedimos a colaboração de todos os pais, para que compareçam com seus filhos, pois vacinar é um gesto de amor”, destacou a enfermeira Maria de Lourdes Cordeiro Santana, coordenadora do Programa de Imunização do município.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

A meta em Descalvado é vacinar 95% da população de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que atualmente é de 1.620 crianças.

Confira os postos de vacinação no município:
Unidades de Saúde que estarão abertas no dia 15 de agosto 2015 Sábado das 8 às 17h

- Cento de Saúde Dr. Vital Brasil
- USF Maria Martins Kasten - Morada do Sol
- USF. Dr. Raphael Chiarello - Jardim Albertina
- USF Normal Moreira Colussi - Jardim Colonial
- USF. Jose Ignacio Alonso - Bosque do Tamanduá
- USF. Arlindo Zoia - Santa Cruz
- USF. Benedito Arruda - São Sebastião

Logo do Facebook Deixe seu comentário