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Doméstica apontada como laranja diz que não recebeu R$ 1,6 milhão de campanha de Dilma

27/08/2015

A dona da empresa que recebeu R$ 1,6 milhão da campanha de Dilma Rousseff no ano passado disse nesta quarta-feira que não viu todo esse dinheiro e que só ficou com cerca de R$ 2 mil por mês para montar cavaletes de madeira da então candidata e de outros políticos. Ângela Maria do Nascimento, de 60 anos, vive de aluguel na periferia de Sorocaba, no interior de São Paulo, e faz bicos para completar a renda. O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral [TSE], pediu para o Ministério Público de São Paulo investigar se a empresa prestou realmente os serviços para os quais foi contratada.

Ângela trabalha há mais de 20 anos para a família de Juliana Cecília Dini Morello. Junto com o marido, Juliana é dona da empresa Embalac Indústria e Comércio Ltda., que recebeu cerca de R$ 330 mil de políticos no ano passado para fazer material de campanha. Ângela disse que a patroa recomendou que ela abrisse uma empresa para também trabalhar na campanha e aumentar seus rendimentos. O TSE suspeita que Juliana fez isso, na verdade, para dividir clientes com a empresa que seria criada por Ângela e, assim, pagar menos impostos.

As duas empresas declararam o mesmo endereço à Junta Comercial. Ângela disse que seu trabalho era grampear banners de plástico com fotos de candidatos em cavaletes de madeira e que o serviço era feito no galpão da Embalac, onde também trabalhavam dezenas de outras pessoas. A meta diária girava entre 2 mil e 4 mil cavaletes.

- Fui eu e um monte de gente. Tenho a lista. A gente montava dois mil cavaletes por dia, trabalhava de segunda a segunda. Era pegar o plástico e grampear na madeira do cavalete. Aí no fim do dia um caminhão pegava e levava tudo - disse Ângela.

Juliana não foi localizada para comentar o assunto. Sua empresa enviou uma nota em que diz que a Embalac e a empresa de Ângela trabalharam "em parceria durante o período eleitoral de 2014 para algumas campanhas eleitorais, sendo que todos os serviços foram prestados e todo material entregue"

O contador Carlos Carmelo Antunes, responsável pela abertura da empresa de Ângela, disse que tem todas as notas da Embalac e de Ângela para comprovar as prestações de serviços para as campanhas políticas. O problema, segundo ele, é que o serviço de montagem de cavaletes foi, de fato, prestado pela empresa de Ângela, enquanto os materiais utilizados nesse serviço tenham sido comprados com notas emitidas pela Embalac.

- Houve um erro, fizeram uma operação errada usando notas de duas empresas. Não podemos registrar uma compra feita por uma empresa em outra empresa. Mas como há uma fiscalização em curso, vou esperar terminar a fiscalização para saber qual é o imposto devido e que providências devemos tomar.

Além da campanha de Dilma, a empresa de Ângela recebeu de Lindbergh Farias [PT-RJ], Candido Vaccarezza [PT-SP], Alencar Braga [PT-SP], Janete Pietá [PT-SP], Devanir Ribeiro [PT-SP], João Paulo Rilo [PT-SP] e Vitor Lippi [PSDB-SP].

Já a Embalac foi contratada por Alexandre Padinha [PT-SP], Paulo Teixeira [PT-SP] e Vicente Cândido [PT-SP], além de Dilma.


http://oglobo.globo.com/brasil/domestica-apontada-como-laranja-diz-que-nao-recebeu-16-milhao-de-campanha-de-dilma-17312512



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