Alunos do 4º ano da EMEF Coronel Tobias entrevistam jornalista do Descalvado Agora

Alunos do 4º ano da EMEF Coronel Tobias entrevistam jornalista do Descalvado Agora

Webmaster 17/09/2015 - 16:09
Projeto Educacional "Jornal" foi trabalhado pelos educadores dos 4º ano da escola



No último dia 31 de agosto o jornalista responsável pelo Portal de Notícias Descalvado Agora, Rodrigo Alexandre de Oliveira, foi convidado por educadores da EMEF Coronel Tobias para conversar com os alunos dos 4º ano sobre a importância da imprensa na sociedade, através dos jornais e revistas, e mais recentemente, os sites de notícias, como é o caso do Descalvado Agora.

Os educadores reuniram os alunos da série em uma sala e eles "sabatinaram" Rodrigo quanto ao funcionamento do site e quanto a rotina de trabalho no jornal. Diversas perguntas como "desde quando existe o Descalvado Agora", "como que você fica sabendo dos acontecimentos", "qual a matéria mais legal você fez", "qual a mais triste", enfim, diversos questionamentos foram feitos pelos alunos, e em sua totalidade, foram respondidos pelo jornalista.

Rodrigo disse aos alunos que o Descalvado Agora surgiu em setembro de 2009 e a primeira matéria publicada foi uma indicação do então vereador Geraldo Magela, sugerindo que o prefeito fizesse uma concha acústica na Praça João Marchetti. De lá para cá já foram mais de 14 mil matérias da cidade, região e do mundo, e mais de 105 mil fotos publicadas no Descalvado Agora.

Mas Rodrigo lembra que não está sozinho nessa empreitada, pois diariamente conta com o total apoio de sua esposa, a Professora Maria José Casati de Oliveira, que consegue sempre arrumar um tempo para ajudá-lo na rotina do jornal, em especial com a grande maioria das fotos já publicadas.

A facilidade que a internet trás no acesso a informação é tão grande, que os alunos acessam o Descalvado Agora quase que diariamente, na maior parte das vezes através do celular ou em casa, e isso faz com que os alunos tenham a curiosidade de saber mais sobre o que se passa em nossa cidade, em nossa região e no mundo, e é essa uma das grandes funções da imprensa, a de informar e gerar curiosidade na sociedade, além de fomentar que a cada dia, mais e mais pessoas tornem-se mais críticos e mais conscientes, promovendo cidadãos mais éticos no futuro.

Esse "bate papo" com os alunos se deu através do convite das professoras Andrea Venturini e Cláudia Menendes, já que elas estão trabalhando o conteúdo pedagógico "Projeto Jornal", o qual faz parte da programática educacional do plano de ensino "Ler e Escrever", adotado pelo Governo do Estado de São Paulo. Cláudia disse também que os alunos já vem tendo contato com as notícias em sala de aula, através de jornais e revistas, mas nada supera os jornais eletrônicos, pois "devido a realidade da clientela da escola, decidimos convidar o Rodrigo do Descalvado Agora, pois esse site é o mais antigo da cidade, e podemos notar que ele é o site mais acessado por nossos alunos e seus familiares, já diariamente eles comentam comigo e com outros professores sobre noticias vista no site", complementa a professora.

"Para mim foi algo muito gratificante, pois sempre é bom ver o reconhecimento do nosso trabalho, principalmente quando vejo que crianças já possuem essa sede de saber, esse desejo de estarem antenados com os acontecimentos do dia a dia de Descalvado. Quero aqui deixar público meu agradecimento a todos os alunos, as professoras Andrea e Claudia que me convidaram e a toda a sociedade, que diariamente geram milhares de acessos ao Descalvado Agora", finaliza o jornalista Rodrigo.
Logo do Facebook Deixe seu comentário