Mineração Descalvado e SSAE formam parceria para reflorestamento da Rosária

Mineração Descalvado e SSAE formam parceria para reflorestamento da Rosária

Webmaster 14/02/2010 - 00:43
Empresa mineradora planta 6,1 mil mudas de árvores nativas no entorno da represa

A Mineração Descalvado terminou de plantar 6,1 mil mudas de árvores nativas do cerrado, como parte da primeira etapa do plantio de 12 mil, no entorno da represa Rosária. O programa de reflorestamento faz parte de um acordo firmado, em abril do ano passado, entre a Prefeitura, a Secretaria de Saneamento, Água e Esgoto (SSAE) e a Mineração Descalvado. A finalidade é preservar a principal fonte de abastecimento de água do município.

Na Semana do Meio Ambiente, de 31 de maio a 5 de junho de 2009, a Secretaria de Educação e Cultura, a SSAE e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, formaram uma parceria visando o plantio, por parte dos alunos da rede pública de ensino, de 1,5 mil mudas nas cercanias da represa. De outubro para cá, a Mineração Descalvado plantou mais 6,1 mil mudas de espécies nativas do cerrado, numa área de três hectares. Estas duas atividades marcaram o início do projeto de reflorestamento da área nas adjacências do principal manancial de abastecimento público do município.

Segundo a secretária Patrícia Bortolleto de Falco, responsável pela SSAE, a idéia da parceria partiu do prefeito Luís Antonio Panone. Em audiência pública, realizada no ano passado, a Mineração Descalvado apresentou um plano de expansão de lavra aos órgãos ambientais e à população descalvadense. No momento em que a palavra foi aberta aos ouvintes, o prefeito sugeriu que parte da área de reflorestamento, ação mitigadora típica em ações como estas, fosse o entorno da represa. Sugestão esta prontamente acatada pela empresa e elogiada pelo órgão ambiental coordenador da audiência.

“Com mais esta ação estamos ampliando ainda a área verde de nossa cidade e contribuindo para preservar a principal fonte de água doce que é destinada ao abastecimento público. Esta ação certamente também trará dividendos na contagem de pontos para a certificação do Projeto Município Verde e Azul. As mais de 100 diferentes espécies nativas contribuirão para manter a qualidade da água servida à população e evitar problemas com erosão”, finalizou a secretária.

    

Logo do Facebook Deixe seu comentário