Prefeitura poderá exonerar funcionários não estáveis e reduzir horário de trabalho de serv

Prefeitura poderá exonerar funcionários não estáveis e reduzir horário de trabalho de servidores

Webmaster 26/09/2015 - 11:52
Nossa equipe de jornalismo conversou na última terça-feira [22] com um membro do alto escalão do Governo Henrique, o qual nos pediu para que sua identidade fosse preservada, já que o mesmo é comissionado, mas esse "funcionário cargo de confiança", que é um "braço direito " do prefeito nos disse que está "bastante preocupado" com a situação da prefeitura, sobretudo com a forma que a equipe de governo vem tratando temas delicados, em especial o equilíbrio das despesas de pessoal.

Segundo esse "braço direito" do prefeito, Henrique e sua equipe de administração estudam a possibilidade de demitirem todos os funcionários públicos concursados que estão no "estágio probatório", já que os mesmos ainda não obtiveram a estabilidade do emprego. O Estágio Probatório é o período pelo qual um servidor público concursado passa por um processo de avaliação no cargo, onde são verificadas se as características do candidato se adaptam ao cargo, além de outros atributos, como assiduidade, pontualidade, responsabilidade, iniciativa, entre outros. Se o funcionários concursado passar pelo estágio probatório, o servidor consegue a estabilidade no emprego, não podendo ser exonerado, salvo por ato infracionário grave.

A preocupação desse assessor do Prefeito Henrique é a de que essas possíveis demissões estão sendo analisadas sem critérios técnicos e objetivos, sendo alicerçadas na "redução de despesas com pessoal.

Uma segunda preocupação é que esses funcionários concursados exercem funções essenciais dentro da administração pública, "se eles forem mandados embora quem é que vai trabalhar lá dentro", finaliza esse assessor.

Possível diminuição de jornada de trabalho
A exemplo do que foi feito em cidades da região, como Araraquara por exemplo, a equipe de governo do Prefeito Henrique estuda também reduzir a jornada de trabalho de parte dos servidores da Prefeitura, especialmente os que trabalham em áreas administrativas da Prefeitura.

A possibilidade é reduzir a jornada de trabalho de oito para seis horas diárias, o que poderia reduzir as despesas de energia elétrica, combustível e salários.

A diminuição de despesas com salários poderia surgir com a diminuição de salários dos servidores que passarem a trabalhar apenas seis horas por dia, já que se trabalha menos, recebe menos.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Descalvado, questionando sobre a real possibilidade de demissão dos funcionários não estáveis, ou seja, os que ainda se encontram em estágio probatório, porém até a publicação desta matéria, não recebemos resposta.

Logo do Facebook Deixe seu comentário