Reunião de pesquisadores e políticos discute substância contra o câncer

Reunião de pesquisadores e políticos discute substância contra o câncer

Webmaster 02/10/2015 - 11:08
Encontro em Araraquara reuniu detentores da patente da fosfoetanolamina.
Ivo Cassol, Roberto Massafera e Rodrigo Moraes participaram da reunião.



Pesquisadores detentores da patente da fosfoetanolamina sintética se reuniram nesta quinta-feira [1º], em Araraquara [SP], com o senador Ivo Cassol [PP-RO] e os deputados estaduais Roberto Massafera [PSDB-SP] e Rodrigo Moraes [PSC-SP] para discutir a apresentação da substância em uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, em Brasília. Pacientes com câncer entraram com liminares para usar as cápsulas no tratamento da doença, mas o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo [TJ-SP], José Renato Nalini, suspendeu 368 autorizações de entrega.

“A discussão hoje é política, para saber até que ponto o governo federal está disposto a investir no problema, que é como disponibilizar a fosfoetanolamina para pessoas que sofrem de câncer”, explicou Gilberto Chierice, professor aposentado da Universidade de São Paulo [USP] e coordenador dos estudos com o composto.

No encontro, os pesquisadores apresentaram as teses e dissertações que abordaram a fosfoetanolamina [fosfoamina], compartilharam relatos de casos em que a substância melhorou o quadro de pacientes com câncer e explicaram os passos necessários para a conclusão dos estudos e o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa].

Também abordaram a decisão do TJ de São Paulo de suspender as liminares que concediam o fornecimento do composto. “Vou pedir ao presidente do TJ que reveja essas liminares, que tenha sensibilidade diante desses depoimentos”, disse Moraes.

“Precisamos envolver todas as autoridades, o governo federal, porque não é justo, em um momento em que discutem o retorno da CPMF, gastar milhões com tratamentos sabendo que há outras opções. Quero que o Brasil saiba que podemos ter a descoberta da cura do câncer”, afirmou Cassol, que soube dos estudos com a substância por intermédio de seu cabeleireiro, que lhe entregou um pendrive com a matéria divulgada em 24 de agosto pelo G1 e pela EPTV.

“A parte mais difícil foi feita pelos pesquisadores. Por que não colocar em prática?”, questionou o senador. De acordo com ele, a audiência em Brasília deve ocorrer nos próximos 20 dias e, segundo Moraes, a discussão com o presidente do TJ está marcada para a próxima semana.

Substância
Desenvolvida por pesquisadores da USP, a fosfoetanolamina [ou fosfoamina] sintética foi entregue gratuitamente por anos, mas, em 2014, uma portaria do Instituto de Química de São Carlos [IQSC] determinou que as substâncias experimentais deveriam ter todos os registros necessários antes que fossem disponibilizadas à população. Com isso, as cápsulas, que não têm a licença da Anvisa, passaram a ser distribuídas somente mediante decisão judicial.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário