Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Concessão de auxílios-doença cai nas cidades da região, diz levantamento

28/10/2015

Araras, SP, teve queda de 32%, a maior da região, segundo levantamento.
Greve, aumento do rigor nas perícias e MP contribuíram para a situação.



O número de auxílios-doença concedidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social [INSS] caíram nas maiores cidades da região, segundo levantamento feito entre janeiro e setembro deste ano. A greve, um maior rigor no momento da perícia médica e uma Medida Provisória [MP] que vigorou de dezembro de 2014 a julho deste ano contribuíram para a queda de pessoas que receberam o benefício.

Na região, Araras [SP] foi a cidade que teve a maior diminuição de benefícios, foram menos 32,25%, bem acima da média estadual de 19%. Em São Carlos [SP], a queda foi de 15,41%, em São João da Boa Vista [SP], 12,47%, em Rio Claro [SP], 10,18%, e Araraquara [SP] , 6,76%, a menor queda.

Uma das causas era a MP que durou até julho. “Após a revogação, para a pessoa dar entrada tem que ficar 15 dias afastada pela empresa e pode dar entrada no INSS após o 16º dia. Na MP, era exigido que a pessoa só podia dar entrada a partir do 31º dia”, explicou o advogado especialista em direito previdenciário Danilo Fonseca dos Santos.

Justiça
O servente de pedreiro Cláudio de Andrade vinha recebendo o benefício há seis anos, após descobrir três hérnias. Em abril desse ano o servente fez uma nova perícia e o INSS cortou o auxílio. Para reverter a situação Andrade entrou na justiça. “Eu espero alcançar meu objetivo, que saia alguma coisa para mim, porque não tenho dinheiro pra sobreviver”, falou.

Já o pedreiro Salvador Carneiro de Souza vinha se mantendo com o auxílio-doença desde um acidente de trabalho há quatro anos. Há um ano teve seu benefício cortado e agora vive com ajuda de amigos e parentes. “Eu vivo de ajuda dos meus primos, da família. Aqui mesmo na casa do meu irmão que eu moro já tem oito meses de aluguel atrasado, que eu não posso pagar. Eu fico me perguntando pra que a gente paga o INSS? Você paga a vida toda e quando precisa não tem condições”, desabafou.

G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados