Descalvado, 20 de Setembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Especialistas ressaltam importância de idosos possuírem RGs atualizados

30/10/2015

Diretor do Poupatempo de São Carlos lembra uso no transporte público.
Previdência e cartórios também pedem documentos de identidade recentes.



O número de idosos que procuram o Poupatempo para solicitar a segunda via do RG cresceu 25% neste ano, na comparação com 2014. Apenas entre janeiro e julho foram mais de 137 mil pedidos de atualizações, que, segundo especialistas de São Carlos [SP], são fundamentais para o uso gratuito do transporte público e em registros junto a órgãos governamentais e cartórios.

“Para não pagar o transporte público é necessário que comprovem a idade, e também existem os cartórios, em questões de imóveis e inventários também são exigidos RGs atualizados”, explicou o administrador do Poupatempo de São Carlos, Renato de Camargo.

“Muitas vezes esse documento não está mais legível e não é possível fazer essa identificação correta, seja por alguma letra que está rasurada ou até mesmo pela foto, que já é muito antiga. Por conta disso os órgãos pedem essa atualização”, complementou a advogada Lillia Formigoni Melosi.

O Instituto Nacional do Seguro Social [INSS] também exige que o RG esteja atualizado para liberação de aposentadoria e pensão e, para evitar problemas, Giordano Faccin solicitou uma nova via do documento.

“É importante pelo seguinte, provavelmente eu teria uma recusa em alguma repartição pública ou para transferir algum documento importante, poderia ser que eles pedissem a nova identidade, então já me antecipei para fazer isso”, relatou o aposentado.

Segunda via
Para retirar a segunda via do RG, a pessoa deve realizar o agendamento pela internet ou pelo telefone 0800 772 3633. Ao comparecer ao Poupatempo, ela deve levar originais e cópias da certidão de nascimento, da certidão de casamento, do RG anterior, do CPF e do Cartão do Cidadão, além de uma foto 3x4. Os homens acima de 65 anos e as mulheres acima de 60 não pagam a taxa de R$ 31,88 para a renovação.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados