Com formato diferente, ovo ganha fama em Santa Rita do Passa Quatro

Com formato diferente, ovo ganha fama em Santa Rita do Passa Quatro

Webmaster 04/11/2015 - 09:11
Ovo surpreendeu produtor rural e gerou muita curiosidade entre internautas.
Segundo biólogo, alteração pode ser explicada por idade da galinha poedeira.



Uma chácara em Santa Rita do Passa Quatro [SP] está atraindo curiosos da região. Tudo por conta de um ovo que nasceu com um formato completamente diferente.

O fato ocorreu na criação de Antônio de Almeida, o seu Toninho, que diariamente cuida de cerca de 200 galinhas e tira o sustento da venda dos ovos para a vizinhança. “É ovo bom mesmo, caipira mesmo, não tem essa enganação porque tem muitos que vendem ovo de granja e falam que é caipira”, comentou.

Com 45 anos de experiência, ele já viu ovos de várias cores e tamanhos, mas nunca tinha se deparado com um formato tão diferente quanto o que encontrou dias atrás. “Eu achei uma coisa estranha uma galinha botar um ovo parecendo uma cabacinha, uma coxinha, aí levei para casa”, contou.

O neto de Toninho, Renato Vinícius Gusman, achou o ovo curioso e postou uma foto na internet. A partir daí, não demorou para a notícia se espalhar. “Meu avô está famoso, está mais famoso do que o Reynaldo Gianecchini”, brincou.

“Está todo mundo querendo ver os ovos da galinha do seu Toninho”, disse o comerciante Antonio Bendin. “Eu vi no jornal que era um ovo, mas é a primeira vez que vejo uma galinha botar um ovo desses”, afirmou outra moradora.

A mãe de seu Toninho, Maria Correia de Almeida, também ficou surpresa. Com 87 anos, ela já viu muita coisa, mas um ovo como o que ganhou fama é novidade. “Para mim é um mistério, vai ficar na história”, disse. “Acham que é de plástico, que é de gesso, mas não é, é verdadeiro”.

O "mistério", segundo o biólogo Fernando Magnani, pode ser explicado pela idade da galinha que botou o ovo. Brinquinho tem dez anos e, por ser poedeira, é considerada velha.

“No padrão comercial, em que essas galinhas são utilizadas, dificilmente ela vai ser uma galinha idosa. Ela vai ser ciclada dentro do processo comercial. Então isso é mais fácil de acontecer em pequenas propriedades, propriedades em que as pessoas têm uma relação bem diferente com esses animais, em que os animais acabam se tornando, muitas vezes, mascotes da casa”, explicou.

E coloca mascote nisso. Depois do episódio, Brinquinho ganhou a merecida aposentadoria. “Ela não vai para a panela, não”, garantiu seu Toninho. Já o ovo ganhou um ninho de algodão e não será transferido para nenhuma frigideira.

“Para a gente é uma novidade, uma coisa que a gente nunca viu e não sabe se vai ver mais, então a gente tem que curtir ele”, argumentou a esposa de seu Toninho, Neusa Maria de Almeida.



G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário