Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Mulheres já são maioria à frente de pequenos negócios em 3 cidades. Descalvado está entre elas

05/11/2015

Número de microempreendedoras cresceu em Mococa, Brotas e Descalvado.
Desemprego e vontade de ficar mais tempo com a família levam à mudança.



Dados do Portal do Empreendedor mostram que as mulheres da região estão investindo cada vez mais em negócios próprios. Em Mococa, são 740 empresárias, 51,48% do total de microempreendedores. Em Brotas, também há mais mulheres do que homens comandando pequenos negócios: dos 643 microempreendedores, 334 são do sexo feminino. Em Descalvado, dos 1.109 microempreendedores, 575 são mulheres, 51,8% do total.

A vontade de empreender geralmente vem com o desemprego ou surge com a necessidade de ficar mais tempo com a família, e não faltam exemplos de mulheres que estão conseguindo se destacar no ramo escolhido.

Tamara Bachiega é uma delas. Moradora de Mococa, ela não sabia cozinhar quando ficou desempregada. Hoje, domina diferentes receitas e comanda um serviço de buffet. “No começo, nem ovo ela fritava. Uma cena muito interessante foi quando ela conseguiu fazer arroz. A gente quase não conseguiu comer de tão salgado que ficou. Só descia à base de refrigerante”, contou o marido, Wilson Marcili.

“Comecei aos poucos, fazendo cursos, quitutes, aprendendo, pegando receitas das avós, da sogra, da mãe. Judiei bastante da família, fiz todo mundo experimentar até chegar ao ponto”, afirmou a empresária. O negócio deu tão certo que ela começou a inovar. Criou receitas como uma pizza no palito para agradar as crianças e, para o Natal, inventou uma bala sabor panetone, com frutas cristalizadas.

Atualmente, ela realiza oito festas por mês, ganha mais do que quando era funcionária e gera empregos. “A gente trabalha bastante, eu tenho um pessoal que me ajuda. São cerca de seis pessoas, oito pessoas dependendo do tamanho do evento”, afirmou.

Outro exemplo de coragem em empreender é o de Vandircéia do Prado, de Descalvado, que transformou a garagem de casa em uma loja de queijos e doces mineiros.

“Eu comecei a pesquisar fornecedores, tive um bom retorno dessa parte, coloquei os doces no carro, fui oferecendo para alguns amigos íntimos e aí eles foram me indicando outros produtos e falando ‘traz queijo’, ‘traz uma manteiga’”, relatou.

A ideia deu tão certo que agora ela se prepara para abrir uma segunda loja. “Vai ser uma parceria com uma loja de roupa country. Ele vai me disponibilizar um espaço para eu colocar os meus produtos”, adiantou.

Formada em administração, Vandircéia contou que trabalhou durante nove anos em sua área e há dois, quando ocupava o cargo de gerente de compras de uma grande empresa, decidiu abrir o negócio.

A decisão de mudar veio com a gravidez, com a vontade de conciliar o trabalho com a família, e gerou críticas. Mas ela não se arrepende. “[Falaram] ‘Você é louca, imagina, agora com a filha é que você tem que ter esse serviço’. E eu falei ‘não, mas eu creio que vou conseguir’”, contou.

Depois de dois anos, Vandircéia conquistou mais de 300 consumidores e acumula elogios ao levar os produtos às casas dos clientes. “As vantagens são o preço, a qualidade e o sossego de trazer aqui na minha porta e, às vezes, ela traz coisas diferentes, isso encanta”, elogiou a professora aposentada Márcia Papaterra Limongi.

“Temos que confiar primeiro em nós mesmas e na luta porque, se você fizer com coragem, com dignidade, honestidade, dá tudo certo”, ensinou Vandircéia.

“Sempre teve esse perfil da mulher de ser empreendedora e hoje em dia ela consegue, abrindo uma empresa, ajudar de uma maneira que é não só auxiliar financeiramente, mas fazer sucesso”, resumiu Paola Rosa, consultora de marketing do Sebrae.


G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados