Unidade do CREAS será inaugurada em Descalvado no dia 11

Unidade do CREAS será inaugurada em Descalvado no dia 11

Webmaster 03/12/2015 - 11:08
Esta será a oitava unidade implantada pela DRADS de Araraquara completando o rol da política social do SUS, prestando atendimento especializado às famílias e indivíduos em situações de riscos



Dia 11 de dezembro será inaugurando o Centro de Referência Especializada de Assistência Social [CREAS], que ocupará o prédio da Casa do Artesão, na Rua Cel. Arthur Whitaker. A solenidade acontecerá às 16h. O órgão dará completa assistência às pessoas e famílias em situações de riscos, indo de encontro também a antigos problemas do município com relação aos moradores de ruas. Descalvado será o oitavo município a operar com a assistência especial.

Este órgão público oferecerá serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

O diretor técnico do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara [DRADS-DER/SP], Paulo Albano Filho e o diretor geral, Maciel dos Santos Rocha estiveram em Descalvado, na manhã de terça-feira, dia 1º, para acertos dos detalhes da inauguração desta unidade e do alinhamento com as equipes de trabalho no município.

O CREAS é um trabalhado do Governo Federal, monitorado pelo Estado com repasse de recursos ao município para a sua implantação e execução, através do PAEFI [Proteção de Atendimento Especializado à Família e Indivíduos], contando com o trabalho de dois psicólogos, dois assistentes sociais, um escriturário e um advogado. “É uma equipe bem complexa e especializada que atenderá a população descalvadense”, disse Albano.

Com isso a Prefeitura fará a economia do aluguel de mais um prédio público, pois a Casa do Artesão está sendo transferida para um Box no Terminal Rodoviário. As despesas da unidade estarão por conta do Governo Federal. “A tentativa de implantar este serviço já vinha de longa data e agora a gente conseguiu”, frisou a primeira dama e explicou que a Casa do Artesão é um serviço vinculado ao social onde se pagava o aluguel do prédio que ocupava e agora será feita essa economia.

A unidade levara o nome do ex-prefeito e saudoso “Lito” - José Antonio Todescan Gabrielli – que foi uma indicação da vereadora Paula Peripato Guerra [PT] ao prefeito e encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal.

Completando a política social do SUS
A equipe técnica da DRADS de Araraquara vem trabalhando com os profissionais de Descalvado que estarão atuando neste Centro e após a inauguração estará monitorando o fluxo de atendimento, sistematizando os prontuários e acompanhando o atendimento familiar.

A parceria já é de longa data com o município através do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social – que presta o serviço de assistência social básica e agora o CREAS trará o serviço de assistência social especializada. Desta forma estará completa a política social do SUAS [Sistema Único de Assistência Social].

A DRADS faz o acompanhamento a 26 municípios da região dos quais apenas sete tinha o serviço do CREAS e agora Descalvado será o oitavo a oferecer esse atendimento à população. Uma conquista que demorou mais chegou.

Albano informou que é muito difícil conseguir uma unidade dessa, pois promoverá a integração de esforços, recursos e meios para articular os serviços de média complexidade, operando a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas setoriais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

Logo do Facebook Deixe seu comentário