CREAS dará assistência especial às famílias e pessoas que vivem em riscos

CREAS dará assistência especial às famílias e pessoas que vivem em riscos

Webmaster 16/12/2015 - 16:15
Unidade especializada recebe o nome do saudoso “Lito” e durante inauguração autoridades, amigos, colegas e familiares prestigiaram mais esta conquista para Descalvado


Através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social o prefeito Henrique do Nascimento trouxe mais uma conquista para Descalvado com a inauguração e implantação de uma unidade do Centro de Referência Especializada de Assistência Social [CREAS], no último dia 11, sexta-feira. A unidade que recebe o nome do saudoso “Dr. José Antônio Todescan Gabrielli” [o Lito] está instalada na antiga Casa do Artesão - Rua Cel. Arthur Whitaker, centro. Esta é a oitava unidade na região da DRADS [Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara-DER/SP] a entrar em atividade.

O evento contou com o prestígio de autoridades locais e regionais, vereadores e familiares do homenageado, além de colegas de trabalho e de carreira política de “Lito”, cuja homenagem foi de autoria da vereadora Ana Paula Peripato Guerra [PT].

A professora e esposa do homenageado Rosinês Pozzi Casati Gabrielli falou da homenagem em nome da família: “É com muita honra que a gente recebe esta homenagem porque o Lito sempre foi um homem voltado à Saúde e humanitário, sempre se preocupava com todas as pessoas de uma maneira igualmente. Acho que esse Centro está adequado a ele seja na área da Saúde ou da Assistência Social. Ele era uma pessoa muito humanitária, tratava a todos com muita dedicação e carinho”.

Ela lembrou que na época que ocupou o cargo de secretária da pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Descalvado não tinha implantado ainda nem o CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], e agora com o CREAS acredita que o trabalho da pasta ficará ainda melhor.

O órgão dará completa assistência às pessoas e famílias em situações de riscos, indo de encontro também a antigos problemas do município com relação aos moradores de ruas. Descalvado é o oitavo município a operar com a assistência especial dos 26 municípios atendidos pela DRADS.

Este órgão público oferecerá serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.


Poucos municípios conseguem uma unidade
“Para a implantação de um CREAS tem toda uma conjuntura econômica, política e social para que o município esteja apito a receber a expansão pelo Ministério do Desenvolvimento Social [MDS]. O primeiro trabalho é o preventivo através do CRAS de Descalvado e o segundo passo é trabalhar a proteção social especial”, explica o diretor técnico do Núcleo de Avaliação e Supervisão da DRADS, Paulo Albano Filho.

Segundo Albano são poucos os municípios que conseguem esta implantação que é motivo de orgulho para a administração pública, pois precisa obedecer a vários critérios que não é fácil e os municípios que têm é que realmente trabalharam para isso. “As unidades em outros municípios têm apresentado bons resultados, pois atende os casos mais difíceis como abuso sexual, trabalho infantil, população de rua, viciados e outros. Quanto mais famílias estiverem sendo assistidas menores serão os problemas no município”, concluiu.

A secretária do Desenvolvimento e Assistência Social do município, Rosângela F. Clemente do Nascimento [primeira dama] disse que com o CREAS em Descalvado, as famílias em situações de riscos terão a oportunidade de um atendimento especializado através de uma equipe multiprofissional capacitada. “Daqui pra frente esse Centro Especializado será onde as famílias serão encaminhadas para um atendimento de qualidade”, comunica.

Logo do Facebook Deixe seu comentário