O descalvadense Daniel Veiga assume o comando do destacamento da PM de Descalvado

O descalvadense Daniel Veiga assume o comando do destacamento da PM de Descalvado

Webmaster 29/01/2016 - 16:40
O descalvadense Daniel do Amaral Veiga, o Capitão Veiga, assumiu desde o último dia 19 de janeiro o comando da 3ª Companhia de Polícia Militar do 38º Batalhão, que compreende o destacamento militar de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro. Ele foi transferido para Descalvado devido a promoção do então Capitão Mussolini, que hoje ocupa o posto de Major da Polícia Militar, que está servindo em outra região do estado

Veiga ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 2000, tendo sido formado pela Academia do Barro Branco, já tendo atuado em diversas áreas da corporação, como gerenciamento operacional, comando de Força Tática e comando de dois batalhões da ROTA, o pelotão de elite da PM Paulista.

Confira abaixo a entrevista feita pelo Descalvado Agora com o Capitão Veiga.

Descalvado Agora: Há quanto anos você está na Polícia Militar e onde se formou como policial?

Capitão Veiga: No ano 2000 deixei a cidade de Descalvado, onde nasci, para ingressar na Academia do Barro Branco [APMBB], sediada na Zona Norte da Capital Paulista e, após quatro anos, em 2003, fui declarado Aspirante a Oficial. Então optei em trabalhar na zona sul da cidade de São Paulo, no 1º BPM/M [Batalhão de Polícia Militar Metropolitano], que compreendia os bairros do Jd. São Luiz, Jd. Ângela e Capão Redondo. Tratava-se de uma região com 1 milhão 300 mil habitantes, sendo uma área muito crítica, considerada, à época, umas das mais violentas do mundo, com índices de homicídio extremamente elevados. Nesta localidade, exerci funções de gerenciamento operacional [Comando de Força Patrulha] e Comandei o Pelotão de Força Tática, cujos integrantes, dispunham de treinamentos e equipamentos específicos para atuação em situações de risco e ocorrências de maior gravidade.

Em 2006, devido ao ingresso na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, solicitei transferência para o Batalhão de Limeira, onde trabalhei por cerca de 05 anos, até concluir os estudos voltados à pesquisa sobre agentes químicos lacrimogêneos utilizados pelas Polícias. Neste período, continuei exercendo funções de gestão operacional, exceto por um período de 1 ano e meio, quando fui nomeado Coordenador do Curso de Formação de Soldados.
Em 2012, fui convidado a trabalhar na ROTA [Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar], onde após superar um árduo período de estágio probatório, comandei os Pelotões de ROTA VESPERTINA e ROTA NOTURNA. Trata-se de uma Unidade de Elite da Polícia Militar, com atuação em todo o Estado Paulista. Dispõe de uma tropa altamente especializada e empregada em missões específicas, em especial, o combate ao Crime organizado.

Em outubro de 2014, com a possibilidade de promoção do então Capitão Mussolini e a consequente abertura da vaga aqui, eu pedi transferência. Então fui para Ribeirão Preto, onde fiquei até outubro de 2015, atuando no Comando da Força Tática. Depois fui para São Carlos, onde trabalhei com funções operacionais, para conhecer a sistemática da unidade. Em dezembro último fui promovido a Capitão e logo classificado para a Companhia de Descalvado.

DA: Veiga, você apesar de ter servido em diversas cidades do estado, é de Descalvado, como é voltar para a cidade em que nasceu para comandar o efetivo policial?

CV: Comandar a 3ª Companhia, sediada em minha cidade natal é uma enorme responsabilidade. Espero corresponder aos anseios da população e dos próprios Policiais Militares que me foram confiados.

Venho de uma família formada por vários Policiais Militares, tenho amor por essa profissão. Nestes 15 anos procurei me especializar muito e hoje me sinto capaz de agregar muito ao trabalho dos nobres Policiais Militares da 3ª Companhia.

Conto com o apoio das Autoridades locais, da população de bem, dos órgãos de imprensa e com a presença do CRIADOR na condução dos meus trabalhos.


DA: Durante sua vida como policial, você foi integrante da ROTA, que é a tropa de elite da Polícia Militar do estado. Podemos afirmar que o trabalho da PM sob seu comando será mais duro contra a criminalidade, “nos padrões ROTA”?

CV: Posso afirmar que, respeitados os limites legais, atuaremos de forma enérgica no combate ao crime. Será fundamental, no entanto, que a população de bem esteja ao nosso lado. Que garanta a legitimidade das nossas ações, pois toda e qualquer postura no combate ao crime demanda a aceitabilidade pública.

DA: Descalvado é por natureza uma cidade pacata, porém nos últimos anos ela vem experimentando uma alta nos crimes, como roubos, furtos e até homicídios, como você pretende enfrentar isso?

CV: Vamos trabalhar arduamente para que o policial de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro esteja mais presente e atue de forma mais efetiva. Vamos otimizar o fluxo da informação criminal, para viabilizar a identificação e prisão daqueles que se dedicam ao crime.

DA: Outro grande problema vivenciado por diversas cidades brasileiras é o tráfico e o uso de drogas, como a Polícia Militar vem agindo na prevenção desse tipo de crime?

CV: O tráfico de drogas é uma realidade em todos os municípios brasileiros. Vamos fazer frente a isso, combater, promover abordagens, trabalhar junto com a Polícia Civil para reduzir este tipo de crime na cidade. Inclusive contamos muito com a colaboração da população, que pode fazer denúncias anônimas através do sistema 190 ou no disque-denúncia, através do número 181.

DA: A população pode esperar um maior número de operações específicas visando a contenção de crimes em determinados pontos da cidade?

CV: Seria prematuro expor um palnejamento de ações no momento. Assumi a Companhia no dia 19 de fevereiro. Estou conhecendo minha tropa, os indicadores criminais dos Municípios de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro. Estive fora por 15 anos, o que torna exigível uma análise minuciosa dos serviços oferecidos pela Polícia Militar à população local, dos recursos disponíveis, da atuação de outros órgãos, para que, assim, seja possível dar continuidade à gestão do Maj PM Mussolini que esteve á frente da 3ª Companhia por vários anos.

DA: Blitz de trânsito serão feitas com maior regularidade a partir de agora?

CV: A fiscalização do trânsito também é atribuição da Polícia Militar. Apesar de ser uma cidade pequena, os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres precisam seguir as leis de trânsito para manter a ordem. É algo universal, tem de haver respeito e ordem. Quando isso não acontecer, adotaremos as medidas administrativas pertinentes para fazer cumprir as normas.

Vamos ter um policiamento específico. Alguns Policiais Militares serão destinados exclusivamente ao Policiamento de Trânsito, enquanto os demais se dedicarão ao Policiamento Preventivo e à Repressão Imediada, esta última quando da eclosão de algum delito.


DA: Vamos falar sobre o carnaval. Apesar de a prefeitura não realizar oficialmente o carnaval, ele irá acontecer em clubes e outros pontos de concentração. A Polícia irá realizar uma operação específica para essas datas? Como será?

CV: Vou empregar todo o efetivo da 3ª Companhia no Policiamento do Carnaval. Estarei presente nas ruas, ao lado dos meus subordinados e envidaremos todos os esforços para a manutenção da ordem pública e a prevenção de acidentes. Vamos intensificar a fiscalização de condutores sob o efeito de álcool e drogas. Como Instituição responsável pela preservação da vida e da dignidade da pessoa humana, não podemos ignorar que se trata de um período crítico e propício a acidentes de trânsito.

DA: Como a população pode ajudar a Polícia Militar a proteger a todos nós?

CV: Trabalhamos para bem servir a população, inclusive sob o compromisso do sacrifício da própria vida. Desejamos como forma de gratidão da população algo muito simples: o reconhecimento!

DA: Finalizando, o Descalvado Agora gostaria que você deixasse uma mensagem para todos os nossos leitores.

CV: Como Descalvadense, espero contar com a receptividade de todos. Dedicarei todos os meus esforços para bem administrar os recursos humanos e materiais que me foram confiados pelo Tenente Coronel Wellington, Comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

A 3ª Companhia esta de portas abertas a todos os cidadãos de bem. A luta contra aqueles que se dedicam a praticar o mal contra o próximo não é fácil, por isso esperamos o apoio e as orações de todos.


Toda a equipe do Descalvado Agora deseja sorte e sucesso nessa nova etapa da vida do Capitão Veiga.

Logo do Facebook Deixe seu comentário